CPA
CPA
Comissão Própria de Avaliação
O que é a CPA?
A Comissão Própria de Avaliação – CPA é uma orgão interno das Instituições que está prevista na Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. De acordo com a legislação, a CPA é autônoma no processo de avaliação interna e assume papel de grande importância no conjunto dos demais procedimentos avaliativos do SINAES.
Quais as principais funções da CPA?
A CPA tem o papel de avaliar diferentes aspectos da instituição, incluindo:
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Qualidade do ensino – Avaliação dos cursos, metodologias e desempenho dos professores.
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Infraestrutura – Condições das salas de aula, bibliotecas, laboratórios e acessibilidade.
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Pesquisa e Extensão – Impacto das atividades acadêmicas na comunidade e no mercado.
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Gestão e Organização – Eficiência administrativa e satisfação dos alunos, professores e funcionários.
Qual a importância da CPA?
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Atende exigências do MEC – A avaliação da CPA é fundamental para a renovação do reconhecimento dos cursos e credenciamento da instituição.
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Ajuda na melhoria contínua – Os dados coletados servem para identificar pontos fortes e áreas que precisam ser aprimoradas.
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Envolve toda a comunidade acadêmica – Professores, alunos e funcionários participam do processo, tornando a avaliação mais democrática.