Inicial 9 Notícia 9 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP Escolas Públicas + Privadas

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

– Estimular e promover o estudo da Matemática;

– Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;

– Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;

– Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;

– Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;

– Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2019, mais de 18 milhões de alunos de participaram da olimpíada.

O COLTEC está participando e já realizamos as provas da primeira fase, que encerrou no dia 03 de agosto de 2021. Nossos alunos participantes foram Bruna Marcelle Gohl, Gustavo Friedrich Jakobi, João Vinícius Camargo Schier, Leonardo Pfeng, Letícia Daniele Perotti e Mateus Kienen Schreiner. A divulgação dos classificados para a segunda fase será dia 09 de setembro de 2021.

por: AgExCom