Inicial 9 Notícia 9 Cursos de Engenharias da UNIUV agora são Semipresenciais

Cursos de Engenharias da UNIUV agora são Semipresenciais

Adaptando-se ao novo perfil de estudante do ensino superior, o Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) está apresentando os cursos de Engenharia Ambiental, Civil e de Produção na modalidade semipresencial. Essa modalidade permite a flexibilização de horários aos acadêmicos e facilidades de estudo. Inicialmente os cursos em questão terão suas aulas as segundas, terças e quartas-feiras no período noturno, podendo ser alterados os dias, conforme a demanda e a necessidades dos acadêmicos e da própria instituição. Para a coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental, professora Lisandra Kaminski, as mudanças são inovações. “Essa nova possibilidade vem de encontro às tendências no sistema educacional brasileiro e ao perfil do aluno moderno, visto que boa parte do conteúdo e de atividades pode ser realizada à distância, em casa e em horários flexíveis. O aluno não precisa mais frequentar a instituição de ensino todos os dias, e com isso consegue compatibilizar com sua rotina de trabalho, por exemplo”,  explica.

Tendo flexibilidades e facilidades de estudo, o estudante vai poder se organizar de forma mais adequada e ter até mais tempo para se dedicar. “Sabemos que grande parte dos nossos alunos reside em outras cidades, portanto as três noites de aulas presenciais reduzem os custos e tempo com deslocamento. Tudo isso sempre prezando pela qualidade de ensino e na formação de excelência, como já vem sendo praticado no curso presencial”, completa.

Para o professor Bruno Sucharski, coordenador do curso de Engenharia Civil da UNIUV, as mudanças atendem as novas demandas de ensino e mercado. “As vantagens são muitas. A forma com que os conteúdos são abordados e as habilidades desenvolvidas foi atualizada, e o formato semipresencial com três aulas presenciais na semana garante que os nossos alunos tenham a mesma segurança e qualidade oferecida pelo contato direto com os professores com a vantagem de poder estudar parte dos conteúdos de uma forma mais livre e particular, usando a estrutura da instituição ressaltando que nenhuma disciplina ocorre 100% a distância”, comenta.

Outra novidade é o tronco comum entre as engenharias. “Outro destaque desse formato de curso, é que nos dois primeiros anos o núcleo de disciplinas de todas as engenharia é comum, assim, durante esse período, nossos alunos tem contato não só com sua área específica, como também outras engenharias, podendo optar por mudar para outra quando for iniciar o núcleo especifico”, explica Bruno.

A professora e Coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Dra. Ana Paula Yamauti, vê com bons olhos as mudanças, uma vez que os benefícios para os estudantes só aumentam. “Para atender as exigências do mercado de trabalho os cursos de engenharia da UNIUV ampliaram a carga horária e foram inseridas novas disciplinas específicas de cada curso”, completa.

A UNIUV conta com uma infraestrutura completa com laboratórios de concreto para análise corpos de prova, hidráulica, física além de propiciar uma prática bastante intensa por meio de projetos de extensão e pelo escritório modelo, onde são desenvolvidos diversos trabalhos para a comunidade. Entre eles o projeto de restauro do Cine Teatro Luz (em obras há 30 dias),sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (CISVALI), Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, entre vários outros.

Para saber mais e se inscrever acesse: start.uniuv.edu.br.

por: Kamilla Lima- Doing Agexcom