Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Patrimônio histórico do Paraná indica UNIUV para projeto de restauro do Museu de Witmarsum

Patrimônio histórico do Paraná indica UNIUV para projeto de restauro do Museu de Witmarsum

Trabalho foi feito por acadêmicos e professores de Arquitetura e Engenharia Civil da UNIUV. Obras iniciam no começo de 2021

A edificação do Heimat Museum, antiga sede da Fazenda Cancela, tombada como patrimônio histórico do Paraná desde 1989, teve o projeto de restauro aprovado pela Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC) e poderá dar início às obras de restauro.

O projeto foi desenvolvido a partir de um termo de cooperação técnica assinado pela UNIUV, CPC, e Associação Comunitária dos Moradores Proprietários de Witmarsum (ACMPW), buscando o cumprimento das normas de conservação e restauro do Heimatt Museum, uma das edificações históricas alemãs mais tradicionais do estado. Localizada no município de Palmeira (PR), na conhecida colônia Witmarsum. A construção reúne características arquitetônicas incríveis e mesmo estando conservada, necessitava de recuperação urgente.

Para Ricardo Kasburg Philippsen, coordenador do museu, foi uma grande conquista para a comunidade em um esforço coletivo. “O que chama a atenção sobre a elaboração do projeto é a forma como ela aconteceu. Viabilizado através da cooperação de diversas pessoas que se envolveram de forma solidária, a ação é, sem dúvidas, um exemplo de solução criativa a ser seguido”, explica.

“Além disso, os restaurantes locais colaboraram se revezando para fornecer a alimentação da equipe da UNIUV durante todo o trabalho de campo”, completa Philippsen.

 

A Pró-reitora de Extensão e Cultura da UNIUV, professora Fernanda Wolff, explica que a expertise da instituição em restauro proporcionou uma experiência acadêmica muito rica em cultura aos professores estudantes.

“A participação dos acadêmicos do escritório modelo de arquitetura e urbanismo e de engenharias da Uniuv, não é apenas gratificante para o museu, que contou com uma proposta de projeto de qualidade e que foi aprovado pelo Patrimônio do Estado, mas de uma importância excepcional para o conhecimento técnico e prática destes acadêmicos que participaram junto a seus professores orientadores e coordenadores nesta proposta de restauro”, finaliza.

Para o efetivo início das obras, o Heimat Museum está em busca de empresas para apoiar o projeto, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A expectativa para início das obras de recuperação e restauro é início 2021.

Esta ação faz parte do Plano bianual de atividades 2019/2020 Heimat Museum, PRONAC 184587, realizado pela Associação dos Moradores Proprietários de Witmarsum e conta com o apoio das empresas Caminhos do Paraná, Engie, Unimed, Uniuv (Centro Universitário de União da Vitória), Huhtamaki e a Cooperativa Witmarsum.

por: AgexCom

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo