Inicial 9 Notícia 9 Patrimônio histórico do Paraná indica UNIUV para projeto de restauro do Museu de Witmarsum

Trabalho foi feito por acadêmicos e professores de Arquitetura e Engenharia Civil da UNIUV. Obras iniciam no começo de 2021

A edificação do Heimat Museum, antiga sede da Fazenda Cancela, tombada como patrimônio histórico do Paraná desde 1989, teve o projeto de restauro aprovado pela Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC) e poderá dar início às obras de restauro.

O projeto foi desenvolvido a partir de um termo de cooperação técnica assinado pela UNIUV, CPC, e Associação Comunitária dos Moradores Proprietários de Witmarsum (ACMPW), buscando o cumprimento das normas de conservação e restauro do Heimatt Museum, uma das edificações históricas alemãs mais tradicionais do estado. Localizada no município de Palmeira (PR), na conhecida colônia Witmarsum. A construção reúne características arquitetônicas incríveis e mesmo estando conservada, necessitava de recuperação urgente.

Para Ricardo Kasburg Philippsen, coordenador do museu, foi uma grande conquista para a comunidade em um esforço coletivo. “O que chama a atenção sobre a elaboração do projeto é a forma como ela aconteceu. Viabilizado através da cooperação de diversas pessoas que se envolveram de forma solidária, a ação é, sem dúvidas, um exemplo de solução criativa a ser seguido”, explica.

“Além disso, os restaurantes locais colaboraram se revezando para fornecer a alimentação da equipe da UNIUV durante todo o trabalho de campo”, completa Philippsen.

A Pró-reitora de Extensão e Cultura da UNIUV, professora Fernanda Wolff, explica que a expertise da instituição em restauro proporcionou uma experiência acadêmica muito rica em cultura aos professores estudantes.

“A participação dos acadêmicos do escritório modelo de arquitetura e urbanismo e de engenharias da Uniuv, não é apenas gratificante para o museu, que contou com uma proposta de projeto de qualidade e que foi aprovado pelo Patrimônio do Estado, mas de uma importância excepcional para o conhecimento técnico e prática destes acadêmicos que participaram junto a seus professores orientadores e coordenadores nesta proposta de restauro”, finaliza.

Para o efetivo início das obras, o Heimat Museum está em busca de empresas para apoiar o projeto, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A expectativa para início das obras de recuperação e restauro é início 2021.

Esta ação faz parte do Plano bianual de atividades 2019/2020 Heimat Museum, PRONAC 184587, realizado pela Associação dos Moradores Proprietários de Witmarsum e conta com o apoio das empresas Caminhos do Paraná, Engie, Unimed, Uniuv (Centro Universitário de União da Vitória), Huhtamaki e a Cooperativa Witmarsum.

por: AgexCom