Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Projeto do PIPA pesquisa a leitura cultural das infâncias e adolescências na imprensa de União da Vitória e Porto União

Projeto do PIPA pesquisa a leitura cultural das infâncias e adolescências na imprensa de União da Vitória e Porto União

Sob a orientação da professora Angela Maria Farah, os acadêmicos da Uniuv, José Ernesto Wenningkamp Júnior (Produção Audiovisual) e Maria Camila Rocha (Publicidade e Propaganda), desenvolvem, desde o ano de 2019, o projeto de pesquisa: “A leitura cultural das infâncias e adolescências na imprensa de União da Vitória – PR e Porto União – SC”.

A ideia do projeto nasceu a partir dos estudos da professora Angela, que desenvolve um trabalho de pesquisa sobre a representação das crianças e adolescentes em veículos de mídia impressa, desde o período de suas especializações (mestrado e doutorado).

O projeto consiste em observar como as crianças e adolescentes das Cidades Irmãs foram apresentadas nas páginas dos veículos de mídia imprensa local. No momento, os acadêmicos estão debruçados sobre as páginas do jornal O Comércio, tendo já produzido a leitura cultural sobre as publicações do jornal de 1932 a 1972.

Uma das contribuições que essa pesquisa pode trazer para a área da Comunicação é a de compreender como essa temática específica é desenvolvida pela imprensa e seus profissionais, assim como pode contribuir para a leitura cultural do discurso jornalístico. Desse modo, esta pesquisa pode contribuir para a reflexão sobre a produção de notícias e reportagens sobre o tema, assim como pode contribuir para ampliar a produção jornalística, na medida em que apresente uma leitura sobre como o tema é desenvolvido pelos profissionais do jornalismo local.

por: AgExCom

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo