Inicial 9 Notícia 9 COLTEC obtém terceira colocação em HACKATHON promovido pelo Sebrae-PR

COLTEC obtém terceira colocação em HACKATHON promovido pelo Sebrae-PR

Entre os dias 27 a 29 de agosto de 2021, o HACKATHON SRISUL Paraná, uma maratona de ideias e soluções com o objetivo de desenvolver projetos de empreendedorismo inovador nas áreas de Turismo Inteligente, Mobilidade Urbana e Automação no Campo, que movimentou diversas equipes de instituições de ensino da região.

A competição foi organizada pelo SEBRAE/PR, através do Programa STARTUP-PR, com parcerias do Instituto Federal Paraná (IFPR), COLTEC, UNIUV, Uniguaçu e da Prefeitura de União da Vitória. No total foram sete equipes participantes, em um final de semana bastante intenso e de muito trabalho. Entre os desafios era necessário apresentar o problema, a validação por meio de uma pesquisa de mercado, a solução e o protótipo para um dos temas sugeridos.

Os alunos do Coltec, Arthur Giacomini, Caio Dalbó, Diogo Mazeika Camargo, Thiago Fachini, Thaís Reisdorfer, Geórgia Babireski e Thamires Twardowski, sob a supervisão do professor Tiago Kohut e Wilson Carlos Eckl, idealizaram e executaram um aplicativo: o APP GUIA SUL. Trata-se de um leitor de códigos QR, que informa a localização e a história dos pontos turísticos e patrimônios históricos/culturais da região de União da Vitória (PR) e Porto União(SC), além de informar os hotéis, pousadas e restaurantes nas proximidades.

Para o professor Tiago Kohut, o evento é uma oportunidade de os estudantes refletirem e buscarem soluções para um problema de forma criativa e inovadora, vivenciando todas as fases de um projeto, da criação à prototipação. “A equipe foi muito bem. Empenhou-se ao máximo para cumprir os desafios, além disso, a proposta revela que é algo plenamente executável e necessária para nossa região”, completa Kohut.

Para a líder da equipe, Geórgia Babireski, a participação foi engrandecedora e uma verdadeira corrida contra o tempo. “Acho que fazer tudo em apenas três dias foi o maior desafio. Queríamos ter aprofundado mais algumas partes do projeto, tanto na pesquisa, quanto na produção, mas mesmo assim conseguimos entregar uma ideia que agradou muito os jurados, nos garantindo o terceiro lugar na competição”, afirma.

por: AgExCom