Notícias
ARTIGO – Minhocário
Minhocário é algo que pode ser uma alternativa para a reciclagem do lixo orgânico gerado nos mais variados locais, desde o doméstico até cama aviária em certas granjas. Possui um baixo custo e reduz as implicações que esse resíduo causa.
O Brasil produz cerca de 241.614 toneladas de lixo por dia, em que 60% são resíduos orgânicos. Segundo levantamentos, estima-se que cada um de nós produzimos 5 kg de resíduos sólidos por semana. Desse valor 3kg é formado por resíduos orgânicos. Calcula-se que para uma cidade de 50 mil habitantes a produção de resíduos orgânicos seria de 150 toneladas por semana. Pouco desse valor é destinado para a produção de adubo, o que seria uma forma de reutilização desse resíduo (COSTA, 2010).
Reutilizar essa matéria orgânica para geração de fertilizante é uma alternativa que não visa ao desperdício, mas uma forma de destiná-lo corretamente. Ao se fazer a compostagem doméstica colabora-se com o meio ambiente e gera um fertilizante natural, além de reduzir a demanda de lixo destinado para aterros sanitários, o que faz com que aumente a vida útil destes.
Bacias próximas a aterros sanitários ou em locais em que a disposição do lixo é incorreta, podem ser contaminadas devido ao acúmulo do chorume resultante da decomposição da matéria orgânica descartada ali. Levando em conta também o aumento da proliferação de doenças, uma vez que muitas pessoas vasculham esses ambientes à procura de material reciclável ou restos de alimentos que possam ser reaproveitados.
Normalmente a decomposição corre mediante de um processo realizado por diversos micro-organismos, porém uma forma de contribuir para a transformação desse resíduo é pela vermicompostagem. Nessa modalidade há a participação das minhocas, elas ingerirem a matéria orgânica, digerem e as suas excretas geram um húmus fértil. Esse processo é viável e demanda de um baixo custo.
Para esse processo é possível montar um minhocário doméstico, que é onde ocorrerá a degradação. Pode-se montar um da seguinte forma.
1. Três recipientes, que podem ser caixas tipo container,
caixas para arquivo, bacias ou baldes, de preferência, em
cor escura e que possam ser empilhadas sem o apoio
das tampas, além de uma tampa;
2. Torneirinha de bebedouro com vedação;
3. Uma furadeira com broca de 4 ou 5 milímetros (ou outra
técnica para fazer furos em plástico)
4. Minhocas (pode usar húmus de minhoca, fresco e de boa
procedência);
5. Substrato (terra vegetal);
6. Jornal sem cor, ou serragem;
7. Restos de alimentos.
0 comentários