Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicos de Comunicação Social e Administração participam de palestra sobre Brandsenses

Você já parou para pensar qual a importância que a marca representa para uma empresa? O brandsense nada mais é que o envolvimento da marca com os cinco sentidos humanos – audição, olfato, paladar, tato e visão – que atingem o emocional do consumidor por meio de uma experiência que desperta o interesse e conecta-o ao produto.

Na noite de ontem, 15, os acadêmicos e professores de Comunicação Social e o sétimo semestre de Administração participaram na Sala de Eventos da Uniuv, da aula inaugural de Comunicação Social, para conhecer um pouco mais sobre estratégias de marketing empresarial. O palestrante, Paulo Lima, gestor do blog Ideia de Marketing, foi convidado pelos alunos de Publicidade e Propaganda da Uniuv, e abordou o tema Brandsense – Os Segredos Sensoriais das Marcas

“O resultado de compartilhar esse conhecimento com quem está estudando é a tendência de as propagandas serem menos intrusivas, as marcas respeitarem mais os consumidores e com isso tornar uma sociedade melhor”, explicou.

Criar uma marca é pensar além do design ou do logotipo, é criar uma ligação entre o cliente e o produto, estruturando-se numa relação de confiança e segurança. Segundo Lima, o diferencial de uma marca implica em três “menos”: menos clichês, para ser inovador; menos ego, para crescer no mercado; e menos medo, para arriscar no sucesso.

“É necessário começar a pensar não só naquela propaganda convencional, mas pensar nos sentidos humanos, que vão criar uma conexão mais pessoal. Uma experiência vale muito mais que uma propaganda na TV ou no rádio”, afirmou.

Baseado nos cinco sentidos da percepção humana, o brandsense (brand–marca/ sense–percepção) consegue eternizar momentos e evocar a memória do consumidor por meio dos cheiros (olfato), envolver e criar fantasias (audição), construir confiança entre o cliente e o produto (tato) e fortalecer as lembranças (paladar). A identidade visual, verbal e fotográfica (visão), mais utilizada pelas empresas, é capaz de fazer sentido mesmo sem uma referência direta da marca, por meio das formas, símbolos, cores, formatos e ícones criados com exclusividade.

Lima explica a sua escolha e paixão pela área. “Eu consigo me aproximar de pessoas, porque marketing não é só vendas, marketing são pessoas e quando você consegue estar ao lado dessas pessoas e vender, é porque você fez um bem para elas”.

por: Lúcio Passos e Mayara Mugnol