Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicos de Turismo promovem viagem técnica aérea

Acadêmicos de Turismo promovem viagem técnica aérea

Entre os dias 12 e 14 de maio, os alunos Bruna Ribeiro e José Ricardo, do Curso de Turismo, atendendo a propostas da disciplina “Agências de Viagens e Transportes Turísticos I”, criaram um roteiro para a viagem técnica aérea, rumo a Sabará(MG), com direito a lançamento de pacote e atendimento aos clientes.

O município é histórico e, no início do século XVIII, foram descobertas minas de ouro nas margens do Rio das Velhas, pelo bandeirante Manuel de Borba Gato. Em função da descoberta, Sabará destaca-se como um núcleo comercial importante de Minas Gerais, especificamente da região do ouro da antiga colônia portuguesa.

Durante a visita os “turistas” da Uniuv tiveram a oportunidade de passear e conhecer pontos turísticos históricos importantes deixados pelos portugueses e africanos, responsáveis pelo início da colonização do Brasil.

A professora Sandra Souza conta que a experiência foi rica em conhecimento para os alunos. “Conhecemos a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, cuja fachada possui trabalhos ornamentais em pedra-sabão, com características da terceira fase do Barroco e Rococó. É uma das mais notáveis obras de Aleijadinho, exímio entalhador e um arquiteto mineiro da arte barroca, sendo intitulado como o maior escultor deste período em nosso país”, conta Sandra.

No primeiro povoado incluso no roteiro, o grupo de alunos e professores pôde caminhar e contemplar lindas ladeiras, com caminhos íngremes feitos pelos bandeirantes, nos períodos de D. Pedro I e D. Pedro II. “Visitar a cidade da jabuticaba, foi como poder estar perto, junto, e por que não dizer, voltar ao século XVII, em pleno século XXI”, completa a professora Sandra Souza.

O pacote criado pelos acadêmicos ainda incluiu visitas em igrejas não terminadas, no segundo mais antigo Teatro Municipal do Brasil, no Solar, que hoje funciona a Prefeitura, e serviu de hospedagem a D. Pedro I e D. Pedro II. Na Rua Direita, com casarões em estilo português, no Museu do Ouro, Antiga Casa de Fundição e Intendência de Sabará, criada em 1720, desempenhando, na época, a função de controlar a produção de ouro nas Minas Gerais.