Notícias

Inicial 9 Notícia 9 ARTIGO – Dia da Bandeira

ARTIGO – Dia da Bandeira

 

A Bandeira é o símbolo da Pátria e cada Unidade do Exército é guardiã permanente de parte dessa Pátria. Nós cidadãos porto-unionenses e união-vitorienses sentimo-nos sob o olhar atento e inteligente do 5BEC Bld.

Alguns militares desse batalhão são filhos de nossa terra, outros vêm transferidos, para cumprir aqui sua missão, como lideranças cívicas entre nós.

Vistos de longe, parecem seres diferentes, dispostos apenas a guerrear, a combater. Mas, conhecendo-os melhor, percebemos sua índole de paz, sua capacidade intelectual, seu gosto pela cultura, a certeza de seu comprometimento social.

O 5BEC Bld completa seus cem anos e tem participado ativamente da vida destas cidades, como um rio sempre renovado por outras águas, banhando as encostas, vivificando as margens. Integrado às lideranças religiosas, civis e políticas de nossas cidades, somam forças para que a ordem e o progresso inscritos na Bandeira tomem corpo em nossa história.

Pessoas que mudam o mundo estão dispostas a arriscar a própria vida pelo bem das demais. Assim nossos militares têm agido, sempre que chamados, além do inestimável apoio durante as calamidades públicas. Não se eximem de seu dever. Estão sempre alerta para proteger a soberania nacional.

Sabem, no entanto, que um todo soberano depende de cada região, por interiorana e de difícil acesso que seja. Assim, colaboram na construção da fortaleza mais importante, com os mirantes mais bem colocados, do qual todo cidadão possa ver mais longe e tomar consciência de seu posto. É o edifício cultural. Por isso, comemorando os Cem Anos de Integração com a comunidade, o 5BEC Bld promoveu, em parceria com ela, atividades cívico-culturais, como um concurso literário e de desenho, apresentações de bandas, de danças, de corais, entre tantas outras solenidades.

Que todos nós nos sintamos a parte não-fardada dessa majestosa corporação. Que o Hino Nacional e a Bandeira Nacional revelem nossa atitude patriótica, bem como a realização plena de nosso ofício diário, cada um com sua profissão e ocupações, mas cientes da unidade que compomos.

Professores, religiosos, artistas, advogados, bombeiros, pedreiros, marceneiros, agricultores, engenheiros, industriais, comerciantes, mecânicos, comunicadores sociais, escritores, políticos, esportistas, e muitos outros são os artífices dessa mesma realidade brasileira. Quanto maior a coesão e a responsabilidade social, melhor para todos. Gostaria de dar destaque ao compromisso de todos com a boa e freqüente leitura, aquela que é capaz de transformar, de fato, esta região, pois a ignorância acarreta uma série de males que só a cultura pode sanar. Que este Centenário seja ocasião de júbilo e de renovação de energias, de sonhos e de ideais.



*Mestre em Lingüística Aplicada, membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), professora de Língua e Literatura nos cursos  de Secretariado Executivo e Comunicação Social, e presidente do Conselho Editorial da Uniuv.

Esclareça suas dúvidas. Mande sugestões para esta coluna pelo e-mail prof.fahena@uniuv.edu.br

Esse texto foi originalmente publicado na coluna Questões de Estilo, da edição impressa nº. 2.022, e na edição on-line nº. 522 do Jornal Caiçara, de 21 de novembro de 2008.

por: UNIUV

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo