Notícias

Inicial 9 Notícia 9 ARTIGO – Minhocário

ARTIGO – Minhocário


Minhocário é algo que pode ser uma alternativa para a reciclagem do lixo orgânico gerado nos mais variados locais, desde o doméstico até cama aviária em certas granjas. Possui um baixo custo e reduz as implicações que esse resíduo causa.


O Brasil produz cerca de 241.614 toneladas de lixo por dia, em que 60% são resíduos orgânicos. Segundo levantamentos, estima-se que cada um de nós produzimos 5 kg de resíduos sólidos por semana. Desse valor 3kg é formado por resíduos orgânicos. Calcula-se que para uma cidade de 50 mil habitantes a produção de resíduos orgânicos seria de 150 toneladas por semana. Pouco desse valor é destinado para a produção de adubo, o que seria uma forma de reutilização desse resíduo (COSTA, 2010).


Reutilizar essa matéria orgânica para geração de fertilizante é uma alternativa que não visa ao desperdício, mas uma forma de destiná-lo corretamente. Ao se fazer a compostagem doméstica colabora-se com o meio ambiente e gera um fertilizante natural, além de reduzir a demanda de lixo destinado para aterros sanitários, o que faz com que aumente a vida útil destes.


Bacias próximas a aterros sanitários ou em locais em que a disposição do lixo é incorreta, podem ser contaminadas devido ao acúmulo do chorume resultante da decomposição da matéria orgânica descartada ali. Levando em conta também o aumento da proliferação de doenças, uma vez que muitas pessoas vasculham esses ambientes à procura de material reciclável ou restos de alimentos que possam ser reaproveitados.


Normalmente a decomposição corre mediante de um processo realizado por diversos micro-organismos, porém uma forma de contribuir para a transformação desse resíduo é pela vermicompostagem. Nessa modalidade há a participação das minhocas, elas ingerirem a matéria orgânica, digerem e as suas excretas geram um húmus fértil. Esse processo é viável e demanda de um baixo custo.


Para esse processo é possível montar um minhocário doméstico, que é onde ocorrerá a degradação. Pode-se montar um da seguinte forma.


1. Três recipientes, que podem ser caixas tipo container,


caixas para arquivo, bacias ou baldes, de preferência, em


cor escura e que possam ser empilhadas sem o apoio


das tampas, além de uma tampa;


2. Torneirinha de bebedouro com vedação;


3. Uma furadeira com broca de 4 ou 5 milímetros (ou outra


técnica para fazer furos em plástico)


4. Minhocas (pode usar húmus de minhoca, fresco e de boa


procedência);


5. Substrato (terra vegetal);


6. Jornal sem cor, ou serragem;


7. Restos de alimentos.


 


Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo