Inicial 9 Notícia 9 ARTIGO – Uma metodologia para formação de jovens de caráter, com atitudes proativas

Pais, professores, sacerdotes, educadores em geral, têm o sonho de colaborar na formação das novas gerações, de forma que venham a ser felizes, proativas, autodidatas, reflexivas e criativas.  Queremos passar-lhes valores que lhes possibilitem uma vida bem sucedida.

Há uma passagem bíblica que afirma que para ser um bom religioso bastam três atitudes: dominar a língua; colaborar com os mais necessitados; e fugir da corrupção e da maldade.

Imaginemos a maravilha que seria viver entre pessoas que agissem assim: prudentes no falar, solidárias e disponíveis; e zelosas no cultivo das virtudes. Pois bem, o Colégio Técnico de União da Vitória, desde o início deste ano, vem trabalhando com seus estudantes os Sete Hábitos dos Adolescentes Altamente Eficazes, de Sean Covey. E pretende continuar nessa linha, confiante em poder despertar o que há de melhor no adolescente. Os hábitos devem ser aplicados em casa, na escola e na comunidade, devem transformar o modo de pensar e de agir dos envolvidos nessa experiência. São eles: 1 – Seja proativo, 2 – Comece com o objetivo em mente; 3 – Primeiro o mais importante; 4 – Pense ganha / ganha; 5 – Procure primeiro compreender, depois ser compreendido; 6 – Crie sinergia e 7 – Afine o instrumento (isto é, cultive a si próprio).

Temos certeza de que, se conseguirmos lançar bem a semente desses hábitos, os resultados virão. Por isso, o Colégio está preparando, para os dias l8 e l9 de novembro, oficinas sobre cada um dos hábitos, em que os estudantes, em pequenos grupos, com seus mestres, apresentarão aos adolescentes visitantes como tudo funciona. Esse trabalho encaixa-se num horizonte mais amplo, que tem sido almejado: a formação de lideranças jovens, contribuindo para o desenvolvimento. A oitava meta do milênio, estabelecida pela ONU, é incentivada este ano, no Paraná, pelo Movimento Nós Podemos Paraná.

A intenção é fortalecer a identidade pessoal e coletiva do adolescente, melhorar sua autoimagem, ajudá-lo a descobrir seus talentos, e que pode, sim, assumir o controle de sua vida, melhorar o relacionamento com seus amigos e com os pais, tomar decisões mais sábias, superar vícios, definir valores, e, o que é mais importante, fazer mais em menos tempo, aumentar sua autoconfiança, ser feliz e encontrar equilíbrio entre a escola, as tarefas, os amigos e tudo mais. Não queremos formar pessoas sem coragem para enfrentar desafios, pois as dificuldades, os problemas, os sacrifícios são naturais à existência. É preciso prepará-los para serem perseverantes, para admirarem as qualidades das pessoas vencedoras, para firmarem sua vontade e sentirem a sensação de alegria, após terem alcançado a meta proposta, mesmo a duras penas.

Estaremos bem gratificados se nossos jovens puderem afirmar que, embora tendo seu grupo, com o qual se sentem bem, sintam que ”Começam a ser eles mesmos”, livres de pressões, que, às vezes, preferem ficar em casa, com a família, a sair com seu grupo; que entendam que ouvir bem é uma arte, por ser o começo da boa comunicação, que uma palavra gentil aquece os corações…, que ser humilde e ser igual, é sabedoria.

Serviço:

Oficinas no Coltec

18 / 11 – manhã

19/11 – manhã e noite

Local: – No próprio Colégio

Convidados especiais – Estudantes de treze a quinze anos de idade.

*Mestre em Lingüística Aplicada, membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), membro da Academia de Cultura Precursora da Expressão (Acupre), professora de Língua e Literatura nos cursos  de Secretariado Executivo e Comunicação Social, e presidente do Conselho Editorial da Uniuv.

Esclareça suas dúvidas. Mande sugestões para esta coluna pelo e-mail prof.fahena@uniuv.edu.br

Esse texto foi originalmente publicado na coluna Questões de Estilo, da edição impressa de 30 de outubro de 2009, do Jornal Caiçara.