Inicial 9 Notícia 9 ARTIGO – V Encontro de Produção Científica da Uniuv

ARTIGO – V Encontro de Produção Científica da Uniuv

A abertura do V Encontro de Produção Científica deu-se com uma palestra pelo Prof. Dr. Ernani César de Freitas, da Feevale, Novo Hamburgo – RS, sobre a importância da Pesquisa Científica no curso superior.

Naturalmente, Dr. Ernani, autor de obras na área de Metodologia da Pesquisa e de obras na área da Lingüística, Presidente do Conselho Editorial da Feevale e Membro do Conselho Editorial da Uniuv, árbitro para avaliação de artigos de revistas da Unicamp e da Mackenzie – SP, destacou a importância de professores e acadêmicos transformarem-se em pesquisadores, como método de ensino/aprendizagem, como meio de aproximação de teoria e prática, e de compreensão entre professor/aluno.

Orientou os colegiados de curso e acadêmicos a encontrarem as linhas inter-, trans-, e multidisciplinares, e fazerem que, pela pesquisa, elas se integrem.

Em encontro especial, à tarde, com os professores da Uniuv, dia 31 de outubro, ilustrou a atividade da pesquisa com uma alegoria sobre pescadores, que se unem, constroem redes de vários tipos, e conseguem pegar diferentes tipos de peixes. Trata-se de um texto de Rubem Alves, que explica o que é pesquisa científica, de modo figurativo. Os pesquisadores são os pescadores, e as redes são os diferentes procedimentos metodológicos inventados para conseguir os dados necessários. O campo de pesquisa é o grande e piscoso rio, cheio de surpresas.

Há sempre um objeto, uma metodologia, uma metalinguagem, a criatividade, a análise de resultados e a equipe de pesquisadores. O professor precisa participar de grupos de pesquisa e publicar seus artigos. Todos os professores sintam-se responsáveis pela orientação dos trabalhos acadêmicos, nos moldes científicos, valorizando não só a forma indicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), como os modos de expressão do conhecimento, a redação textual, com as citações diretas e indiretas, os comentários, os textos lidos e interpretados, reescritos de forma clara, não plagiados ou copiados. “Nenhum professor pode eximir-se desse compromisso, que é de todos, coletivamente”, afirma ele.

Aconselha os mestres a publicarem seus artigos em revista da instituição, e, em outra, própria de sua área, criando um intercâmbio salutar. E a selecionarem os congressos de mais expressão em sua área, para participarem, apresentando seu artigo ou comunicado. Com isso, anualmente, estarão somando pontos em seu Currículo Lattes, pelo qual o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) conta os títulos dos últimos três anos.

As pesquisas trazem retorno à comunidade, que contribui com o pesquisador, e recebe depois o resultado, que pode render-lhe produtividade, bem-estar, novos caminhos nas atividades a que se propõe. Esse tipo de parceria empresa-governo-universidade tem dado certo nos países em que a pesquisa é bem aceita e tem avançado muito, graças a essa compreensão. Podemos imaginar um surpreendente desenvolvimento brasileiro e regional, se a iniciativa privada investir um pouco mais em pesquisadores. Durante os dois dias do Encontro de Produção Científica, acadêmicos e professores demonstraram o resultado de seus estudos, trabalho que será abraçado, cada vez mais, com muito carinho, por toda a instituição, conforme a Prof.ª Suely Martini, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa.

Verbas aplicadas em pesquisa não são despesas, mas investimento valioso. Basta ver o exemplo da Embraer, da Embrapa, da Petrobrás, que são destaques nacionais em pesquisa. O país também é destaque na área biológica. Mas não só a grande pesquisa é válida, todo incentivo precisa ser dado às iniciativas menores, porque o conhecimento avança onde houver curiosidade, dedicação e espírito científico.

*Mestre em Lingüística Aplicada, membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), professora de Língua e Literatura nos cursos  de Secretariado Executivo e Comunicação Social, e presidente do Conselho Editorial da Uniuv.

Esclareça suas dúvidas. Mande sugestões para esta coluna pelo e-mail prof.fahena@uniuv.edu.br

Esse texto foi originalmente publicado na coluna Questões de Estilo, da edição impressa nº. 2.020, e na edição on-line nº. 520 do Jornal Caiçara, de 7 de novembro de 2008.

Fotografia: Lúcio Passos