Inicial 9 Notícia 9 Federalização da Uniuv: Secretário de Estado recebe documentos e processo tem continuidade

A movimentada segunda quinzena de maio na Uniuv teve como uma de suas pautas principais a vinda do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Alípio Leal a União da Vitória, ocasião em que recebeu da direção documentos relativos á federalização da Uniuv. Trata-se de um dossiê técnico com informações gerais e profissiográficas da instituição, seus cursos eque deve auxiliar no processo de federalização. Um reunião informal aconteceu no restaurante American Grill, às margens da Br-476, onde o secretário e sua comitiva eram aguardados pelo prefeito de União da Vitória, Carlos Alberto Jung (Juco), Renato Stasiak, prefeito de Porto União, do reitor da Uniuv, Jairo Clivatti, Valderlei Sanches, diretor da Fafiuv/Unespar e representantes dos legislativos municipais.

Desde a primeira audiência pública realizada em 20 de dezembro do ano passado é a segunda vez que Alípio vem a União da Vitória, reafirmando o compromisso de apostar suas fichas aqui, em um próximo encontro com o Ministro da Educação, Fernando Haddad. A Uniuv atualmente conta com 16 cursos de graduação (União da Vitória/ São Mateus do Sul), que, em caso de federalização, seriam imediatamente oferecidos gratuitamente para os estudantes já matriculados enquanto que os ingressantes passariam pelo tradicional processo de vestibular. A característica do Instituto Federal Tecnológico do Paraná (IFPR) é a de oferecer cursos técnicos com média de 800 horas. Sendo incorporada ao IFPR, a Uniuv terá além desses cursos técnicos, a oferta das graduações já existentes.

Porém, o processo de federalização envolve um trâmite burocrático complexo e por conta disso a comissão formada pelo decreto Lei nº 20/2011 de 14 de fevereiro de 2011, trabalha para atender as exigências feitas pela Seti.

Para o reitor da Uniuv, Jairo Vicente Clivatti, o encontro foi bastante positivo. “A vinda do secretário a União da Vitória nesse momento foi bastante oportuna, pela entrega dos documentos solicitados pelo secretário e porque percebemos que está sendo dada continuidade ao projeto”, comenta.

Há a possibilidade de nas próximas semanas ser agendada uma nova audiência nas cidades para trazer novas informações sobre o andamento dos trabalhos que envolvem a federalização.

por: divulgação