Inicial 9 Notícia 9 Projeto de Hospital Universitário desperta interesse de outras instituições

Projeto de Hospital Universitário desperta interesse de outras instituições

O professor Roberto Gugelmin, Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniuv, recebeu, no dia 21 de fevereiro, correspondência eletrônica referente ao trabalho acadêmico realizado pelos estudantes do 8.º Semestre/ 2012 sobre o Hospital Escola. Foram dois bimestres de desenvolvimento prático, com foco voltado para a criação de um anteprojeto que atendesse uma possível implantação de curso de graduação em medicina ou de situação mercadológica real.

O desafio maior foi adequar-se ao sistema de padronização da área da saúde que é bastante exigente. “Atender às normatizações existentes no Ministério da Saúde, Secretarias de Estado e Municípios era o maior desafio. Os estudantes deveriam compreender e sintetizar, por meio de sua sugestão arquitetônica, a complexidade de um projeto hospitalar, mas com espaços de saúde mais humanizados”, relembra Gugelmin.

Em pesquisa para material de aula, o professor André Luiz Macahiba Benine, do curso de Arquitetura das Faculdades Integradas Teresa D’ávila, do município de Lorena (SP), descobriu os arquivos de vídeo, texto e imagem publicados no site da Uniuv e entrou em contato com a coordenação. No e-mail Benine conta que sentiu-se motivado pela proposta e escolheu como objeto de estudo das disciplinas de Projeto Arquitetônico I e II, lecionadas por ele, o mesmo tema desenvolvido pelos acadêmicos da Uniuv: Arquitetura Hospitalar.

“Também faço o convite para que visite a FATEA para avaliar o produto final do trabalho desenvolvido aqui”, continha a mensagem. O texto ainda sugere parceria acadêmica entre as instituições nos eventos, como as Semanas de Arquitetura ou seminários.

Para o professor Roberto Gugelmin os trabalhos apresentaram grande potencial e diante disso, a ideia é, mesmo, estreitar os laços entre as instituições. “Isso nos motiva a continuar propondo trabalhos cada vez mais complexos, pois, dessa forma, incentivamos o ideal pela profissão”, finaliza Gugelmin.