Inicial 9 Notícia 9 Projeto Rio Limpo retira 1,7 tonelada de lixo do Rio Iguaçu

Projeto Rio Limpo retira 1,7 tonelada de lixo do Rio Iguaçu

Promovido pelo curso de Engenharia Ambiental, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), o Projeto Rio Limpo retirou 1,7 tonelada de lixo do Rio Iguaçu. O evento contou com maior número de voluntários e envolvimento de entidades, empresas e associações de nossa cidade.

O sábado ensolarado contribuiu muito com as ações, em 15 barcos saíram do Clube Náutico Hobi e percorreram o trajeto entre a Ponte do Arco até Porto Vitória. Foram retirados do rio pneus, materiais recicláveis, lixo eletrônico e entulho. Até o fim da tarde, vários sacos brancos foram descarregados dos barcos, cheios de materiais que demoram muito tempo para se decompor e prejudicam a natureza.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Lisandra Kaminski, a procura da população foi maior neste ano. “Muitas pessoas queriam participar e tudo indica que a população está mais consciente em relação à preservação ambiental”, relata.

Para o Vice-Reitor, Lúcio Passos, a população está cada vez mais preocupada com a preservação ambiental, principalmente com o Rio Iguaçu. “As pessoas já entenderam a importância social do evento, e por isso estão aderindo cada vez mais à causa do Projeto Rio Limpo”, conclui.

O evento contou com a participação do curso de Odontologia, que realizou a escovação de dentes com as crianças. Acadêmicos e professores de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental, produziram oficinas de brinquedos, pintura de rosto e desenhos para colorir. O curso de Educação Física proporcionou atividades esportivas aos presentes. O Projeto Envolver, organizado pelos alunos de Comunicação Social, promoveu a ação “Adote um Veterano de Rua”, com uma feira para adoção de cães.

Foram parceiros do Projeto Rio Limpo o Grupo Hobi, Clube Náutico Hobi, Novacki, SESI/SENAI, Grupo Ravanello, Hotel 10, Ecovale, De Lima Transportes, Secretaria de Meio Ambiente de União da Vitória, Benghi Materiais de Construção, Associação de Pesca Médio Iguaçu, Exército e Rotary Clube Porto União. Ainda contou com o apoio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), IBAMA, Sanepar e Prefeitura de União da Vitória.

por: Thaina Cruz | Doing – Agexcom