Notícias
Projeto Rio Limpo retira 1,7 tonelada de lixo do Rio Iguaçu
Promovido pelo curso de Engenharia Ambiental, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), o Projeto Rio Limpo retirou 1,7 tonelada de lixo do Rio Iguaçu. O evento contou com maior número de voluntários e envolvimento de entidades, empresas e associações de nossa cidade.
O sábado ensolarado contribuiu muito com as ações, em 15 barcos saíram do Clube Náutico Hobi e percorreram o trajeto entre a Ponte do Arco até Porto Vitória. Foram retirados do rio pneus, materiais recicláveis, lixo eletrônico e entulho. Até o fim da tarde, vários sacos brancos foram descarregados dos barcos, cheios de materiais que demoram muito tempo para se decompor e prejudicam a natureza.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Lisandra Kaminski, a procura da população foi maior neste ano. Muitas pessoas queriam participar e tudo indica que a população está mais consciente em relação à preservação ambiental, relata.
Para o Vice-Reitor, Lúcio Passos, a população está cada vez mais preocupada com a preservação ambiental, principalmente com o Rio Iguaçu. As pessoas já entenderam a importância social do evento, e por isso estão aderindo cada vez mais à causa do Projeto Rio Limpo, conclui.
O evento contou com a participação do curso de Odontologia, que realizou a escovação de dentes com as crianças. Acadêmicos e professores de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental, produziram oficinas de brinquedos, pintura de rosto e desenhos para colorir. O curso de Educação Física proporcionou atividades esportivas aos presentes. O Projeto Envolver, organizado pelos alunos de Comunicação Social, promoveu a ação Adote um Veterano de Rua, com uma feira para adoção de cães.
Foram parceiros do Projeto Rio Limpo o Grupo Hobi, Clube Náutico Hobi, Novacki, SESI/SENAI, Grupo Ravanello, Hotel 10, Ecovale, De Lima Transportes, Secretaria de Meio Ambiente de União da Vitória, Benghi Materiais de Construção, Associação de Pesca Médio Iguaçu, Exército e Rotary Clube Porto União. Ainda contou com o apoio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), IBAMA, Sanepar e Prefeitura de União da Vitória.
por: Thaina Cruz | Doing – Agexcom
0 comentários