Inicial 9 Notícia 9 Reitores da Uniuv participam de sabatina promovida pela ACEUV e SINPAMAD

Reitores da Uniuv participam de sabatina promovida pela ACEUV e SINPAMAD

No final da tarde de quinta-feira, 8, aconteceu no auditório da sede da Associação Comercial e Empresarial de União da Vitória (ACEUV) e do Sindicato Patronal da Madeira (SIMPAMAD), uma sabatina promovida pelas entidades que gostariam de obter informações e esclarecimentos sobre a atuação da Uniuv como instituição pública de ensino superior. A mesa foi composta pelos presidentes Caíque Agustini (ACEUV) e Fabrício Moreira (SIMPAMAD), pelo Reitor Jairo Vicente Clivatti e pelo Vice-Reitor, professor Odelir Dileto Cachoeira. As Pró-Reitoras, Fahena Porto Horbatiuk (Extensão e Cultura) e Maria Genoveva Bordignon Esteves (Ensino e Pesquisa) também estiveram presentes.

Por quase 4 horas os reitores responderam a 23 questões formuladas pelas 210 empresas associadas da ACEUV e de 32 sindicalizados do SIMPAMAD. Também foram respondidas questões paralelas que surgiam no momento.

Clivatti fez uma breve explanação histórica do Centro Universitário e deliberou sobre o funcionamento da instituição como Fundação Municipal. Paulatinamente, a cada pergunta, foram apresentados números que fazem referência a quantidade de alunos, metragem quadrada das edificações, funcionamento dos laboratórios, salário de professores, investimentos em São Mateus do Sul, projetos de extensão, pesquisa, COLTEC, e dos projetos de expansão nas áreas de conhecimento e espaço físico.

Na avaliação do Reitor, o encontro foi extremamente positivo e serviu para estreitar o relacionamento entre as entidades. “É importante salientar que tudo o que se faz na Uniuv é de forma responsável, visando contribuir para o progresso de União da Vitória e da região, trabalhamos de forma transparente e organizada, porque se acredita no potencial de nossas cidades. Estamos de portas abertas para desenvolvermos projetos em conjunto com qualquer entidade que tenha interesse”, explica.

O Vice-Reitor, professor Odelir Dileto Cachoeira, embasado pela Constituição Federal e pelos processos de tramitação, desde a transformação em Centro Universitário em 2006, fez um relato sobre a criação de cursos e à subordinação da Uniuv ao Conselho Estadual de Educação. “Conquistamos uma autonomia que nos permite criar em implantar cursos de graduação e pós-graduação de acordo com as necessidades da região e das áreas de conhecimento nas quais atuamos e contamos com o respaldo da Secretaria de Estado Ciência, Tecnologia e Ensino Superior”, disse.

Além do ensino, a Uniuv trabalha na realização e organização de concursos públicos e, ao todo, já foram 31, nas regiões Norte e Sul do Estado. Sobre a polêmica criada em razão da realização do concurso público em União da Vitória, todas as dúvidas foram sanadas. A Uniuv já se pronunciou oficialmente sobre refazer as provas de Enfermeiro e Técnico em Enfermagem, tendo como embasamento as decisões tomadas pelo Senado Federal que teve questões anuladas, cuja prova foi elaborada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e também do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, organizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), que também apresentaram questões copiadas. “Quando você contrata um elaborador de prova, acredita-se na sua idoneidade e se compararmos o índice de acertos das questões copiadas, verificamos que é menor do que as que não foram copiadas”, comenta Cachoeira.

Com base nos procedimentos legais, a Comissão de Organização de Concursos da Uniuv analisou os procedimentos cabíveis visando evitar danos e prejuízos para os candidatos de outras áreas, já se manifestou publicamente sobre a realização de nova prova para os cargos citados, e, agora, tanto os candidatos, bem como a instituição, aguardam pelo pronunciamento do poder executivo.

Recursos

Sobre os recursos financeiros disponíveis em caixa muito se especula, mas pouco se tem conhecimento. Cabe lembrar que a Uniuv é uma instituição pública, atrelada à Lei de Responsabilidade Fiscal, não visa lucro e o que arrecada precisa ser investido nela própria. Somente na construção da Clínica de Odontologia, que deve atender as comunidades de toda a região, os investimentos devem beirar a ordem de R$ 4 milhões de reais. Sem incluir os gastos com manutenção e laboratórios,que de 2011 para cá, já somam cerca de R$ 1 milhão em aquisições de diversos tipos de materiais.

Corpo Docente

O investimento em corpo docente é a principal bandeira da Uniuv, pois boa parte dos professores gosta de viver em União da Vitória e acredita no potencial da instituição. “O critério para definir quem vai cursar stricto sensu é simples: quem quer fazer, vai”, explica o Reitor. Atualmente são 29 professores cursando mestrado e doutorado, e o investimento em mensalidades pagas pela Uniuv de janeiro até outubro é de R$ 187 mil reais, mas vale citar ainda que todas as despesas de hospedagem, transporte e alimentação também são custeadas, o que praticamente dobra esse valor.

A capacidade de investimento, a autonomia acadêmica e o respaldo da sociedade é o que nos motiva a levar adiante o sonho de transformação em Universidade, e, inevitavelmente, um dia vai acontecer, porque União da Vitória e as cidades da região precisam desse reconhecimento”, acredita Clivatti.

A reunião foi amplamente debatida com a presença de diretores da ACEUV e do SINPAMAD. As entidades entenderam as propostas da Uniuv, conheceram o processo de atuação e gestão e se colocaram à disposição para participar mais do processo de consolidação do ensino superior regional.

“Foi uma grande reunião e esperamos poder contar com a participação de mais segmentos da sociedade”, finaliza o Reitor.

por: Lúcio Passos