Inicial 9 Notícia 9 Uniuv investe na reestruturação das instalações dos laboratórios de Comunicação Social

O Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) está disponibilizando cerca de 40 mil reais para a reforma e ampliação dos laboratórios de rádio, TV e fotografia que são utilizados diariamente pelos alunos do Curso de Comunicação Social ( Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas). A solicitação da compra de novos equipamentos foi feita a pedido dos professores do curso para que os alunos possam, da melhor maneira possível, desempenhar na prática as atividades aprendidas teoricamente em sala de aula.

Entre as mudanças apontadas pelo coordenador do curso de Jornalismo, Lúcio K. dos Passos, haverá uma reestruturação da plataforma de edição do laboratório de TV, que vai passar a contar com três ilhas de edições, ao invés das duas que funcionam atualmente. Também foi solicitada a compra de duas filmadoras novas, diversos microfones (alguns sem fio), monitores, gravadores MP3, acessórios de câmeras, mesas, uma grande quantidade de máquinas digitais, uma estação de tratamento de fotos, além de um teleprompter (palavra inglesa que nomina o dispositivo usado nas emissoras de televisão para projetar o texto lido pelo apresentador de um programa de TV) e outros equipamentos. Outras melhorias serão feitas em uma segunda etapa, que acontecerá no próximo ano.

Segundo Passos, a proposta é fornecer os melhores equipamentos possíveis aos acadêmicos. “Com a compra desses materiais, podemos dar melhores condições de aprendizado aos alunos, usando equipamentos bem parecidos com os usados pela maioria das TVs, rádios e estúdios fotográficos, deixando os acadêmicos de comunicação aptos para entrar no mercado de trabalho”, confirma.

Além disso, Lúcio aponta que com o avanço da tecnologia, a cada dois anos surgem equipamentos novos e mais modernos que devem ser investidos e explorados para a melhoria de uma cobertura jornalística. “Isso é uma tendência mundial que deve ser acompanhada, para que possamos evoluir e aproveitar toda essa tecnologia para o melhor desenvolvimento das matérias jornalísticas”, revela.

O reitor da Uniuv, Jairo Vicente Clivatti, comentou sobre os boatos e pedidos da comunidade para que a instituição invista na instalação de uma rádio universitária e de uma emissora de TV universitária. “Para você aprender não precisa de uma rádio universitária. Ao invés de transmitir para fora (outras cidades) e ter o custo de manutenção de uma rádio, você tem que criar alternativas”, relata. Clivatti diz que as alternativas seriam investir em transmissões internas, com custo bem menor, para a diferença de valores ser transformada em equipamentos para instituição. Ele afirma que a finalidade da instituição é o aprendizado e não se promover. “O foco não é sonhar em ter uma televisão. O importante é que o aluno aprenda a trabalhar na televisão. Na rádio acontece o mesmo processo. A finalidade aqui é que o estudante aprenda e saia pronto para o mercado de trabalho”, explica. Para ele, os equipamentos dos laboratórios de Comunicação Social têm que ser usados dia e noite pelos alunos. “A pessoa diz: ah! vou errar!. Lógico que vão acontecer erros. Se o aluno não se equivocar aqui vai errar onde?”, pergunta.