Inicial 9 Notícia 9 UNIUV realiza atividades voltadas a Semana do Meio Ambiente

UNIUV realiza atividades voltadas a Semana do Meio Ambiente

Como forma de conscientizar a comunidade da região com relação aos problemas ambientais da atualidade, o curso de Engenharia Ambiental e os projetos de extensão “Compostagem Caseira de Resíduos Orgânicos” e “Reutilização do Lixo Tecnológico” realizaram ações ao longo da Semana do Meio Ambiente.

Na terça-feira, 4, o curso de Engenharia Ambiental realizou uma exposição sobre o histórico do projeto Rio Limpo, no Colégio Estadual São Cristóvão. Durante a exposição os alunos e professores conheceram os objetivos, as ações desenvolvidas e os resultados atingidos com o projeto. Realizado pela instituição desde 2012, o projeto já retirou 13 toneladas de resíduos do Rio Iguaçu, visando contribuir com a sensibilização ambiental relacionada ao descarte adequado de resíduos no meio ambiente. O convite para a exposição veio pela professora Sandra Souza e direção do colégio.

Na quarta-feira, 5, a coordenadora do curso, Lisandra Kaminski, ministrou uma palestra na 1ª Semana do Meio Ambiente do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus União da Vitória. A palestra foi direcionada aos alunos do curso técnico em Meio Ambiente e teve como tema a problemática do descarte de plásticos no meio ambiente e o Projeto Rio Limpo.

No mesmo dia a equipe do projeto de extensão “Compostagem Caseira de Resíduos Orgânicos”, formado por acadêmicos e professores do curso de Engenharia Ambiental realizaram uma oficina sobre compostagem junto ao grupo da Faculdade da Terceira Idade (FATI). A atividade consistiu na abordagem teórica sobre a compostagem e seus benefícios, bem como os métodos de realização nas residências, e posteriormente na prática de montagem de composteiras pelos integrantes da instituição. As composteiras montadas foram sorteadas entre os integrantes ao final da oficina.

A professora Mayara Ananda Gauer ministrou um workshop sobre ‘Tratamento Simplificado de Esgotos’, na Semana de Meio Ambiente da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus União da Vitória. O workshop contou com a participação de acadêmicos dos cursos de Biologia e Geografia da Unespar, além de técnicos da área ambiental. O tema abordado tratou da importância do esgotamento sanitário, enfatizando as principais técnicas que podem ser aplicadas como soluções unifamiliares ou semicoletivas.

Na quinta-feira, 6, os acadêmicos do projeto de extensão “Reutilização do lixo tecnológico”, e o coordenador Luiz Roberto Cuch, realizaram uma palestra na 1ª Semana do Meio Ambiente do Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus União da Vitória. O tema tratado foi sobre a reutilização e reciclagem do lixo tecnológico, detalhando o funcionamento do projeto de extensão, que recupera computadores descartados pela população e monta laboratórios de informática em escolas e entidades da região. O professor Rafael Rossoni, do curso de Engenharia Ambiental, participou da palestra abordando sobre os impactos negativos causados no meio ambiente quando ocorre o descarte inadequado de tais resíduos.

No domingo, 9, o curso de Engenharia Ambiental participou da quarta edição do “Arraiau au au au”, promovido pelo grupo de Protetores Independentes do Vale do Iguaçu, na Estação União. Com o projeto EcoPets, os acadêmicos e professores informaram a comunidade sobre os benefícios da reciclagem, e como cada pessoa pode estar ajudando nos pontos de coleta na região. O projeto arrecada vários resíduos recicláveis e comercializa com a finalidade de arrecadação de fundos para a realização de castrações e outras ações junto aos animais em situação de risco.

Nesta segunda-feira, 10, a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Lisandra Kaminski, ministrou uma palestra no Colégio Estadual Pedro Stelmachuk, para as turmas do ensino médio, sobre o descarte dos plásticos no meio ambiente e sobre o Projeto Rio Limpo. A atividade fez parte da semana do meio ambiente.

por: Kamilla Lima- Doing Agexcom