Inicial 9 Notícia 9 Uniuv vai participar pela terceira vez do Projeto Rondon

Uniuv vai participar pela terceira vez do Projeto Rondon

A sexta-feira 13 foi de boas notícias para o Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv). O Ministério da Defesa divulgou por meio do site oficial do Projeto Rondon a lista das instituições que tiveram suas propostas de trabalho aprovadas e os locais de atuação no segundo semestre de 2014. Desta vez a Uniuv estará presente no município de Correntes, Pernambuco, região nordeste do País. As propostas de atuação da instituição integram atividades que se enquadram no “Conjunto A”, da área da Saúde, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. A grande novidade é a indicação recebida pelo Ministério da Defesa para uma vaga de outro projeto da Marinha do Brasil, a Ação Cívico-Social (ACiso), que vai levar um voluntário para trabalhar em um Navio, durante o período de realização da expedição.

A operação Guararapes acontece entre 18 de julho e primeiro de agosto de 2014 e será desenvolvida em 20 municípios, tendo como centro regional a cidade de Recife. A parceria será com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), de Ilhéus (BA).

“Fico muito feliz por fazer parte de um grupo que coloca a Uniuv diante do cenário nacional, afinal de contas já estivemos na Bahia, Maranhão e agora Pernambuco”, comemora a representante legal do Ministério da Defesa na instituição, professora Vivian Buchholz Guimarães.

Participaram da elaboração das propostas de ação para a operação Guararapes os professores Emili Coimbra, Luísa Rech Gregol.

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um plano de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Entre os objetivos do Rondon está a formação do universitário como cidadão, a integração dele ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País. Consolidar o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento, da defesa dos interesses nacionais, e estimular a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

O edital com mais informações sobre o processo de seleção dos acadêmicos que tomarão parte da Operação Guararapes deve sair nos próximos dias. Informações podem ser obtidas pelo telefone 42 3522 1837 ramal 221.

por: Divulgação