Inicial 9 Notícia 9 6ª Convenção de Administração da Uniuv destaca o trabalho voluntário

6ª Convenção de Administração da Uniuv destaca o trabalho voluntário

A alegria de quem é voluntário e pratica o trabalho social, ajudando quem precisa, coloriu o Cine Teatro Luz, entre os dias 16 e 17 de setembro, durante a 6ª Convenção de Administração do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv). O encerramento do evento foi na sala de eventos da Uniuv, no dia 18, com a apresentação de um case de responsabilidade social, pela Diretora de Recursos Humanos da empresa Pormade Portas de Madeiras Decorativas, Hermine Luiza Schreiner, que é coordenadora do curso de Secretariado Executivo da Uniuv.

A Convenção de Administração é realizada anualmente em comemoração ao Dia do Administrador, 9 de setembro. A cada ano, o colegiado do curso organiza os acadêmicos em grupos para apresentarem atividades que valorizem a profissão, contudo, este ano o objetivo foi despertar ou resgatar neles o espírito solidário. A proposta do colegiado é envolver os estudantes em um trabalho acadêmico que culmine em um trabalho social.

Para a Organização das Nações Unidas (ONU), voluntário é aquele que por inspiração própria dedica seu tempo, sem receber remuneração, para participar de atividades, organizadas ou não, pelo bem-estar social. Com o intuito de incentivar essa participação social o curso de Administração da Uniuv propôs essa forma diferente de aprender, que será desenvolvida até o final do ano, com apoio e orientação dos professores do colegiado. Os acadêmicos de Administração e Informática de Gestão de São Mateus do Sul também participaram do evento, que teve participação especial dos estudantes dos cursos de Informática da Uniuv, que já praticam o voluntariado em projetos sociais.

Na noite de terça-feira, 16, cinco grupos apresentaram seus projetos. As turmas do quarto e quinto anos de Comércio Exterior, fizeram o Cine Teatro Luz pegar fogo com a encenação de um atendimento do corpo de bombeiros voluntários de Porto União e União da Vitória. Luzes apagadas, música alta e chamas no telão criaram um clima de emergência, bem parecido com o que esses voluntários enfrentam diariamente, auxiliando o Corpo de Bombeiros Militares de Porto União. O objetivo desse projeto é que os acadêmicos de  Comércio Exterior auxiliem esse grupo de bombeiros voluntários.

Logo em seguida, o quarto ano de Administração apresentou seu projeto de voluntariado, que está sendo realizado na Sociedade de Amparo aos Necessitados (SAN), de Porto União. O SAN funciona 24 horas por dia cuidando de crianças que são encaminhadas pelo Conselho Tutelar. O atual presidente incentivou os acadêmicos e lembrou que iniciou seu trabalho na entidade quando desenvolvia seu trabalho de conclusão de curso de Administração, na Uniuv.

Na seqüência, o quarto ano de Administração apresentou o projeto Pintando a Escola, que propõe colaborar com uma escola do bairro João Paulo II, de União da Vitória. O quarto semestre de Administração, do Núcleo Universitário de São Mateus do Sul, apresentou um projeto de consultoria e metodologia para áreas periféricas daquele Município. O objetivo do grupo é apresentar o projeto para a Petrobrás, a fim de conseguir verbas para o desenvolvimento das atividades propostas no projeto.

Na noite de quarta-feira, 17, o segundo semestre de Administração apresentou sua proposta de campanha de doação de sangue e medula óssea. O terceiro ano de Administração apresentou o projeto de voluntariado que está sendo desenvolvido no Bairro Vila Esperança, comunidade carente atendida pelo Lar Espírita Amor e Caridade, de União da Vitória. O segundo semestre de Administração, de São Mateus do Sul, apresentou seu projeto solidário que até o final do ano vai auxiliar o Apostolado da Oração, que ajuda na manutenção do hospital do Município. O quinto ano de Administração apresentou o projeto que irá auxiliar o grupo que trabalha no Projeto Crer no Ser, realizado pelo Lions Clube Porto União Caminho das Águas, no Bairro São Bernardo do Campo, em Porto União.

Os projetos sociais desenvolvidos pelos acadêmicos de Licenciatura em Informática e de Informática de Gestão foram apresentados nas duas noites do evento. Na terça-feira, o curso de Informática de Gestão apresentou o sistema de cadastro de pacientes atendidos pela Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de União da Vitória, feito por um acadêmico do curso. O sistema foi desenvolvido em 2006, e desde então outros estudantes estão se envolvendo para dar continuidade a esse trabalho. Na quarta-feira, foram os acadêmicos de Licenciatura em Informática que apresentaram o projeto de inclusão digital com moradores do Bairro São Bernardo do Campo e com filhos de funcionários da empresa Pormade Portas de Madeiras Decorativas, que vem sendo desenvolvido desde 2002.

Na quinta-feira, a professora Hermine Luiza Schreiner, coordenadora do curso de Secretariado Executivo da Uniuv e diretora de Recursos Humanos da empresa Pormade, apresentou o case responsabilidade social da empresa, que já foi premiada várias vezes por projetos dessa natureza.