Inicial 9 Notícia 9 Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Uniuv participa de concurso da Tok

Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Uniuv participa de concurso da Tok

A acadêmica do nono semestre de Arquitetura e Urbanismo, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), Maria Cristina Machado, está concorrendo a 10ª edição do Prêmio Tok&Stok de Design Universitário, orientada pela professora e coordenadora do curso, Gilda Botão.

O desafio desta edição é criar uma cadeira a partir do conceito da empresa, voltados à contemporaneidade e funcionalidade na comercialização dos produtos Tok&Stok. O concurso foi divulgado na Uniuv e a acadêmica logo se interessou em participar. “A cadeira é um verdadeiro ícone do mobiliário, para criar a minha me inspirei na geometria do X. Com linhas simples, o X aparece em vários pontos e tamanhos da cadeira. Esse cruzamento sustenta a peça de uma maneira nova e divertida. A simetria está no ângulo comum dos X’s que aparecem na estrutura geral, no encosto e nos pés. Versátil, a cadeira Xx fica bem em ambientes de estilos e necessidades diversas, como cozinhas, salas de jantar e comerciais. A personalização fica por conta do encosto e do assento, que podem ter variações na cor”, relata Maria.

A Tok&Stok é uma loja de referência nacional, com um conceito inovador e uma das únicas no setor que possui parceria com designers nacionais e internacionais, além de incentivar novos talentos. “Participar do concurso é um aprendizado, ficar entre os finalistas será uma vitória, pois são mais de 300 universidades estão concorrendo. A expectativa é grande, pois os projetos vencedores, se considerados viáveis industrial e comercialmente, poderão fazer parte da linha de produtos da Tok&Stok. Isso é uma medalha olímpica no portfólio de qualquer profissional da área”, conta Maria.

Para participar do concurso, a acadêmica teve total apoio da coordenação do curso. “Conversei com a coordenadora de Arquitetura e Urbanismo, Gilda Botão, sobre meu interesse e no outro dia a Uniuv já estava inscrita, pois a universidade e os professores orientadores precisam se credenciar, antes da inscrição pessoal do acadêmico. A professora Gilda foi minha orientadora, sempre prestativa e dando dicas preciosas”, expressa Maria.

Como requisito para participar do concurso era necessário fazer um protótipo ou maquete do projeto e fotografá-lo. Sendo assim, as fotos foram feitas na Uniuv, pelo professor e Vice-Reitor Lúcio Passos, que conseguiu valorizar mais o projeto.

por: Lúcio Kürten dos Passos