Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicos de Arquitetura desenvolvem projeto para Hospital Universitário

Acadêmicos de Arquitetura desenvolvem projeto para Hospital Universitário

Quem circulou pelo saguão principal na última semana se deparou com uma gama de projetos que tratam de um hospital universitário. Os trabalhos foram desenvolvidos pelos acadêmicos do oitavo semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniuv e tiveram início no mês de julho. O professor da disciplina de Projeto Arquitetônico VI, Roberto Gugelmin, lançou o tema “Hospital Geral – Escola”, e os estudantes toparam a provocação.

A partir daí foram dois bimestres de desenvolvimento prático, com foco voltado para a criação de um anteprojeto de um hospital escola que atendesse uma possível implantação de curso de graduação em medicina ou de situação mercadológica real.

“O objetivo foi promover a divulgação dos trabalhos executados no semestre para a comunidade acadêmica, proporcionando um detalhamento próximo do exigido pelo mercado”, explica o professor.

Um dos grandes desafios foi adequar-se ao rigoroso sistema de padronização da área da saúde. “As propostas deveriam atender às normatizações existentes no Ministério da Saúde, Secretarias de Estado e Municípios, para que o estudante compreendesse e sintetizasse, por meio de sua sugestão arquitetônica, a complexidade de um projeto hospitalar, mas com espaços de saúde mais humanizados”, completa Gugelmin.

Os trabalhos estão expostos na forma de banners no saguão principal da Uniuv.

por: Divulgação