Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicos de Engenharia Ambiental da Uniuv visitam laboratório da Epagri

Acadêmicos de Engenharia Ambiental da Uniuv visitam laboratório da Epagri

 

Com o objetivo de conhecer mais as funções e a importância do solo no meio ambiente, os acadêmicos do sexto semestre do curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) visitaram o laboratório de análise física do solo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em Campos Novos, SC, sábado, 26 de setembro.

Durante a visita, o especialista responsável pelo laboratório de análises físicas da Epagri, Milton da Veiga, apresentou os equipamentos de análise e explicou aos estudantes os procedimentos laboratoriais. Em sua explanação, Veiga, que é doutor em Ciências do Solo, destacou a importância de se fazer uma boa coleta. “A coleta é a principal etapa da análise, pois o material a ser estudado não pode sofrer modificações”, orienta.

Alguns dos parâmetros utilizados na análise são o grau de compactação, a retenção e a infiltração de água, a resistência à penetração, a granulometria, a estabilidade dos agregados e a porosidade. Essas análises são feitas para determinar o potencial dos variados tipos de solo, possibilitando definir a aplicação adequada, para produção agrícola, aterros, lagoas de estabilização, entre outros.

Em outro momento da visitação os acadêmicos puderam observar um nitossolo, caracterizado por apresentar 70% de argila distribuída uniformemente. Segundo o acadêmico Cássio Godoi, essa visita proporcionou uma experiência interessante. “Pudemos analisar o perfil do nitossolo, diferenciando, seus horizontes,” conta.

Na unidade da Epagri visitada pelos acadêmicos, há plantação, reflorestamento, pastagens, para realização de estudos agroecológicos, buscando criar um sistema equilibrado e sustentável, utilizando melhor os recursos existentes e mantendo o homem no campo.

Para o acadêmico Tiago Felipe Guimarães, a visita técnica foi produtiva, pois cumpriu seu objetivo de relacionar a prática com o que a teoria, possibilitando melhor entendimento do conteúdo.

Solo

De acordo com a acadêmica Andressa Haiduk, a principal função do solo é o armazenamento e a ciclagem de nutrientes, além de ser responsável pela regulação da distribuição, armazenamento, escoamento e infiltração da água de chuva e irrigação, tendo a função de filtrar e proteger a qualidade da água. “O solo é de grande relevância para o crescimento e desenvolvimento dos seres vivos e é aproveitado como matéria-prima para obras civis, utensílios e artesanato”, explica.

A acadêmica Adriana Weber enfatiza que conhecer o solo é de extrema importância para o engenheiro ambiental, que precisa reconhecer sua dinâmica e os diversos fatores que podem degradá-lo pelo uso inadequado.

por: UNIUV

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo