Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicos de Odontologia da UNIUV realizam atividades sociais em escola de União da Vitória

Os acadêmicos do segundo semestre de Odontologia, do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), realizaram no dia 12 um projeto social, desenvolvido na disciplina de Psicologia ligada a Odontologia, ministrada pela professora Elizabeth Ulrich, chamado Estreitando Muros. O objetivo é de desenvolver a responsabilidade social nos acadêmicos e mostrar qual o papel do profissional na sociedade.

Os acadêmicos visitaram o CEMEI Maria Flenik, no bairro Rio D’Areia, onde realizaram as atividades de educação bucal, escovação e algumas brincadeiras com as crianças em idade pré-escolar. “O projeto já existe há três anos e já visitamos várias escolas. É produzido em sala de aula um projeto, dentro da metodologia e adaptado a idade de cada criança. Posteriormente os alunos passam a projetar as brincadeiras e atividades com temas adequados e colocam em prática nas escolas escolhidas. Após a visita, pedimos um relatório para os acadêmicos e perguntamos qual a lição que obtiveram com a experiência com as crianças, onde percebemos que eles realmente gostam e se sentem com a missão cumprida realizando esse trabalho”, relata Elizabeth.

Para o acadêmico Gabriel Bruno, é importante ter esse primeiro contato com a criança. “Mesmo estando no primeiro ano e ainda não poder fazer nenhum atendimento clínico, podemos orientá-los sobre a importância da escovação bucal e essa é uma estratégia para trabalhar com a prevenção, evitando que as crianças tenham cárie”, conta.

O acadêmico Filipe de Freitas da Silva conta que nesse contato eles podem ver a resposta positiva da criança.  “A maioria tem medo, diz que é ruim atender criança, eu não acho. É um processo em que você tem de entreter e conquistá-la, como aconteceu no caso em que entramos na sala vestidos de branco e uma das crianças começou a chorar porque tem medo de médico. Aos poucos fomos conquistando a criança e não demorou muito pra que ficasse bem e participasse da escovação bucal  e das atividades propostas”, expressa.

Durante os três anos de projeto, as escolas recebem muito bem os acadêmicos e dão suporte para que as atividades aconteçam e as crianças entendam a importância do cuidado com os dentes. Além disso, é o primeiro passo dos acadêmicos rumo à clínica de Odontopediatria, fornecida pela graduação.

por: Thaina da Cruz