Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicos do curso de Educação Física realizam visita técnica ao Rancho 2N – Equoterapia

Acadêmicos do curso de Educação Física realizam visita técnica ao Rancho 2N – Equoterapia

No dia 22 de maio um grupo de acadêmicos do 6º módulo do curso de Educação Física semipresencial da Uniuv, acompanhados pela professora Regina Borini, realizaram visita técnica ao Rancho 2N, em União da Vitória (PR).

O intuito da visita é complementar o conhecimento técnico da disciplina de Educação Física Adaptada, e apresentar aos acadêmicos a Equoterapia, atividade terapêutica que abrange a atuação do profissional de Educação Física.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais, dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

É indicada no tratamento dos mais diversos tipos de comprometimentos motores, como a paralisia cerebral, problemas neurológicos, ortopédicos, posturais; comprometimentos intelectuais, como a Síndrome de Down; comprometimentos sociais, Transtorno do Espectro Autista entre outros.

A Equoterapia é uma atividade que exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. Além disso, a interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

As atividades equoterápicas são desenvolvidas por equipe multidisciplinar, que envolve áreas profissionais da saúde, educação e equitação, tais como: Fisioterapeuta, Profissional de Educação Física, Psicólogo, Instrutor de Equitação e outros.

Na visita, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer os setores da empresa, discutir o tema com a equipe multidisciplinar, sanar dúvidas acerca do planejamento para as sessões individualizadas, discutir a importância do Profissional de Educação Física neste âmbito, acompanhar sessões de atendimento de pessoas com paralisia cerebral e autismo, além de vivenciar a prática de atividades equoterápicas.

Agradecemos a equipe do Rancho 2N, pela oportunidade da visita e pela excelência do atendimento.

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo