Inicial 9 Notícia 9 ARTIGO – Prof. Jairo Vicente Clivatti – Cidadão Benemérito de União da Vitória

ARTIGO – Prof. Jairo Vicente Clivatti – Cidadão Benemérito de União da Vitória

Para nós que acompanhamos o dia a dia do funcionamento do Centro Universitário de União da Vitória, não surpreende que o trabalho do Prof. Jairo, nosso Reitor, seja publicamente reconhecido, dia 27 de março, em evento realizado no Cine Teatro Luz, pela Câmara de Vereadores de União da Vitória.

Ele se faz presente na Instituição, nos três turnos, visitando os setores, ouvindo as solicitações, analisando documentos, conversando com professores e acadêmicos, acompanhando as obras, em tempo de construções.

Com freqüência se reúne com um grupo de amigos, para partilhar seus sonhos e concretizar, em forma de projetos, os mais viáveis para o momento. Está sempre maquinando algo de novo, no intento de dar à Instituição a melhor qualidade de ensino, de desenvolvimento tecnológico e de retorno à comunidade, para o desenvolvimento regional.

Num primeiro olhar, quem conheceu a Uniuv há mais tempo e a revisita sente um impacto de sua cuidadosa e bela estrutura física. Sabe-se à custa de quanto esforço dessa administração e das que a precederam são feitas as economias para esses investimentos, porque a Instituição Pública não visa a lucros. Todo o saldo em caixa deve ser aplicado em benefício da comunidade. E nisso o Prof. Jairo é mestre.

Ele quer ver a casa em ordem, as pessoas felizes, trabalhando, os jovens tendo sua oportunidade de adquirir os conhecimentos almejados e toda região usufruindo da cultura emanada pelas Cidades Universitárias, de Porto União e União da Vitória, especialmente, pela Uniuv de seu coração.

A par da estrutura física, o homenageado aplica em uma Bolsa de Valores diferente, aquela que pode render juros culturais preciosos para muitas gerações de estudantes. É a Bolsa de Valores dos Mestrados e Doutorados para seus Professores. Espera, dessa forma, criar condições para a excelência em ensino/aprendizagem. Nessa mesma linha, autoriza, anualmente, a publicação de duas obras científicas ou literárias, de professores ou de autores da sociedade local, e uma revista com artigos científicos, de professores, funcionários, estudantes de pós-graduação e/ou da comunidade. Prof. Jairo dialoga muito com os empresários, com os prefeitos municipais da região, com as lideranças com que a Uniuv busca criar laços, pelas parcerias tão necessárias.

Com seu dinamismo, com a coerência de suas atitudes através dos tempos, em prol da educação superior, justifica-se a homenagem.

*Mestre em Lingüística, Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Professora Assistente e Presidente do Conselho Editorial do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), e membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi).

Esclareça suas dúvidas. Mande sugestões para esta coluna pelo e-mail prof.fahena@uniuv.edu.br

Esse texto foi originalmente publicado na coluna Questões de Estilo, da edição impressa nº 1.987, e na edição on-line nº 487 do Jornal Caiçara, de 21 de março de 2008.

Foto: Lúcio Passos