Notícias

Inicial 9 Notícia 9 ARTIGO – Sociedade regional se mobiliza em favor do cuidado da natureza

ARTIGO – Sociedade regional se mobiliza em favor do cuidado da natureza


A Campanha da Fraternidade (CF) de 2011 traz um tema de interesse de todos, Fraternidade e Vida e o lema: A criação geme em dores de parto. A CF é ecumênica, e visa sempre ao bem comum.


Dia 11 de fevereiro de 2011, pela manhã, reuniram-se sob a Coordenação da Secretaria Municipal de Educação e apoio do Núcleo Regional de Educação, representantes dessas secretarias, e de diversas instituições afins à temática, representantes das instituições de ensino superior, para planejarem ações referentes ao tema da Campanha da Fraternidade, proposta apresentada por Lair Bortolini e Marli Brugnago.


A criação geme em dores de parto, diz o cartaz da campanha, que mostra vegetação frágil e rasteira, em terreno arenoso. Quer dizer, geme com muita dor, buscando continuar a gerar a vida, mesmo que fraca e rala, entre pedras, ou doentia, em águas poluídas…


Como cidadãos comprometidos com a vida, pretendem os presentes aproveitar a deixa da CF para promover ações que gerem conhecimento e práticas relativas ao cuidado com a natureza (águas, terra, plantas e animais) fragilizada pelo uso inconsequente a que se chegou, um tanto por ignorância, e outro por ganância ou falta de espiritualidade como a de São Francisco, Patrono da Ecologia.


Foram apresentadas propostas diversas, focalizando ações específicas no setor da comunicação, para esclarecer a população sobre como participar desse movimento que se inicia e que não pode parar mais, em prol da defesa da vida, começando pelas pequenas ações, as mais simples, de todo dia, como a separação correta do lixo, o uso de detergentes biodegradáveis, a colocação do lixo nos locais indicados, e, não, em qualquer parte, como acontece, em frente dos clubes, nos pátios de colégios, na rua… até no próprio quarto de dormir ou sala de estar.


Cada membro ali presente vai mandar um miniprojeto a uma equipe coordenadora, na Secretaria Municipal de Educação (semeduva@yahoo.com.br),  para que as ações sejam escalonadas, para execução a curto, médio ou longo prazo. Depois disso será marcado novo encontro.


Para dia 18, sexta-feira, às 8h30min, ficou marcada uma visita ao Aterro Sanitário de União da Vitória, conforme convite do Secretário Municipal da Agricultura, Marco Antônio Coradim. O ônibus sai do pátio da Prefeitura.


As catástrofes no mundo todo, perto e longe de nós, não deixam dúvida de que todos somos responsáveis por devolver à natureza condições de ela se refazer: plantar árvores, não jogar lixo nos rios  nem em seus arredores, prestigiar empresas ecologicamente corretas, por exemplo. Enquanto alguns já estão exaustos de alertar o povo e de estender os braços e de elevar seus gritos pedindo socorro à natureza, outros, na sua “santa inocência”, vão poluindo a mais não querer.


Esperamos que mães e pais de família, comecem a educar seus filhos, mostrando cada plantinha, cada riacho, cada ave ou animal, com respeito e cuidado, com maravilhamento espiritualizante, ético, poético e científico. A vida humana depende de todo o sistema do universo de que fazemos parte. Em nossas mãos está a promessa de recuperação, se assim pudermos fazer e sugerir que seja feito por todos os dias vindouros.


Que apreciemos a natureza, como Raul Bopp, em Cobra Norato:



A madrugada vem se mexendo atrás do mato.

Clareia.

Os céus se espreguiçam.



No alto de um cumandá

Já está cantando a maria-é-dia.



Acordam-se as raízes com sono.





* Mestre em Lingüística Aplicada, membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi) e da Academia de Cultura Precursora da Expressão (Acupre), professora de Língua Portuguesa, no Colégio Técnico de União da Vitória (Coltec), e nos cursos de Secretariado Executivo e Comunicação Social, e presidente do Conselho Editorial da Uniuv. Esclareça suas dúvidas. Mande sugestões para esta coluna pelo e-mail prof.fahena@uniuv.edu.br

por: UNIUV

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo