Inicial 9 Notícia 9 Caixa Econômica Federal prorroga mais uma vez prazo de inscrições do Fies

Caixa Econômica Federal prorroga mais uma vez prazo de inscrições do Fies

Os acadêmicos que não têm condições de arcar com o total das despesas de mensalidades do curso superior, têm mais uma chance para se inscreverem no Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições foram prorrogadas, mais uma vez, até o dia 15 de maio. O Fies é voltado para estudantes regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES) não-gratuitas, avaliadas com conceito Exame Nacional de Desempenho Estudantil (Enade) igual ou superior a três, cursos não-avaliados e sem conceito. Os estudantes podem-se inscrever no site da Caixa Econômica Federal (CEF), no qual também pode fazer uma simulação do financiamento pretendido, antes da inscrição.

Com o financiamento, os acadêmicos adiam parte do pagamento das mensalidades do curso superior para depois que estiverem formados. Enquanto cursa a ensino superior, o beneficiado se compromete a pagar, a cada três meses, parcelas de juros com valor de, no máximo, R$ 50 – dependendo do valor da mensalidade -, que vão sendo abatidos do saldo devedor. A taxa de juros é fixa, 6,5% ao ano, para os cursos da Uniuv.

O financiamento começa a ser amortizado após a formatura, com carência de seis meses. Nos doze primeiro meses, a prestação será igual ao valor equivalente à parcela que não era financiada pelo Fies no último semestre em que utilizou o financiamento, ou seja, o mesmo valor que o estudante já desembolsava para a IES. Numa segunda fase, o saldo devedor é dividido em prestações iguais, por um prazo de uma vez o período de utilização. Por exemplo, um curso de quatro anos, que tenha sido financiado desde o primeiro semestre, vai gerar, após sua conclusão, prestações durante quatro anos.

O processo do Fies é, em grande parte, informatizado, desde o cadastro da IES até as entrevistas. Por isso, o presidente da comissão de avaliação do programa, na Uniuv, professor Odelir Dileto Cachoeira, alerta aos interessados que, além de ficarem atentos ao prazo de inscrição, acompanhem o cronograma, e cumpram com cuidado todas as fases do processo.

O Fies existe desde 1999 e é um programa do MEC destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar integralmente com os custos de sua formação. De acordo com dados do MEC, nesses cinco anos de criação o Fies proporcionou o acesso de mais de 500 mil estudantes ao Ensino Superior, com aplicação de recursos no valor de R$ 4,6 bilhões entre contratações e renovações semestrais.