Inicial 9 Notícia 9 Calouros são recebidos pela Reitoria e professores

Calouros são recebidos pela Reitoria e professores

A quente segunda-feira do dia 10 de fevereiro ficará marcada para muitos jovens da região, pois é a data em que iniciaram seus estudos na esfera superior. Recebendo pessoas com ideais progressistas para o desenvolvimento socioeconômico há 40 anos, o Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv) abriu os portões para mais um ano letivo. Professores, funcionários e veteranos aguardavam ansiosos pelos novos estudantes desde a semana anterior quando aconteceram os trabalhos pedagógicos de preparação. No período matutino foram recebidos os calouros de Engenharia Civil, Odontologia e também os alunos do Coltec. À noite, os demais cursos acomodaram as novas turmas em diversas salas de aula e, a seu modo, desenvolveram atividades coletivas envolvendo os colegiados, alguns veteranos que vieram conhecer os novos colegas e a direção. Em São Mateus do Sul os calouros de Administração foram ciceroneados pela Coordenação e puderam conhecer a estrutura do Núcleo, o funcionamento da Biblioteca e breve palestra com o Delegado do Conselho Regional de Administração para a 9ª Região, Antônio Pinheiro. No próximo dia 19, a Reitoria estará presente para contato direto com os estudantes. Na mesma ocasião, será oferecida outra palestra com a Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo, Hermine Schreiner (Pormade).

Apresentação da Reitoria e Coordenadores

De maneira bastante descontraída os calouros 2014 da Uniuv participaram de evento no dia 11 de fevereiro no Cine Teatro Luz. O Reitor Jairo Vicente Clivatti conversou informalmente com os universitários, desejou-lhes as boas vindas, explicou como funciona a instituição, quais são os órgãos que regem a Uniuv e como ela está vinculada ao sistema estadual de educação por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. Em seguida foram chamados ao palco os coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, professora M.a Eliziane Capeletti, Engenharia Civil, professor Wilson Carlos Eckl, Engenharia Ambiental, professora M.a Lisandra Kaminski, Engenharia de Produção, professor Ademir Matos, Engenharia Industrial da Madeira, professor M.e Peterson Jaeger, Administração, professor M.e Ivo Tonon, Ciências Contábeis, professor Paulo Perotti, Jornalismo, professor M.e Lúcio Kürten dos Passos (representando também a Professora Julliana Biscaia de Publicidade e Propaganda), Odontologia, Professor Dr. Rodrigo Cavassim, Secretariado Executivo, professora M.e Hermine Schreiner, Sistemas de Informação, professora M.e Edna Satiko Trebien, Educação Física, professor Marcos Oliveira e, também, o Vice-Reitor, Odelir Dileto Cachoeira, a Pró-Reitora de Administração, Nanci Benghi, o Secretário Geral, Alysson Frantz, e as Diretoras Acadêmicas Simone Junges e Vivian Bucholz.

“Essas pessoas terão contato direto com vocês e tenho certeza que atenderão às suas expectativas, pois são professores com uma trajetória importante dentro da instituição e com plenas condições de exercer as funções para as quais estão designadas”, disse Clivatti, dirigindo-se aos novos “uniuvianos”. Apresentados, os coordenadores se integraram aos acadêmicos para participar da segunda parte do evento.

Criatividade, inovação e comunicação para o futuro

Para falar aos novos universitários a Pró-Reitoria de ensino trouxe pela segunda vez a União da Vitória, o professor Dr. Max Haetinger, que tem como tema de abordagem contínuo a criatividade e as possibilidades de interação a partir das relações humanas.  “Além da importância do trabalho em equipe o profissional do futuro deve se preocupar com a multifuncionalidade dentro das empresas e corporações. Cada um deve saber fazer um pouco de tudo”, disse o palestrante. De maneira bastante divertida, a palestra transcorreu com intervalos de interação e muita música.

por: Lúcio Passos