Inicial 9 Notícia 9 CEE recredencia Uniuv como Centro Universitário

CEE recredencia Uniuv como Centro Universitário

No mês de maio a Uniuv recebeu a comissão de avaliação formada pelo professor Doutor Erneldo Schallenberger, docente da Unioeste, Sonia Maria Sperandio Lopes Adum, doutora e professora da UEL e pelo professor Doutor Mário Cândido de Athayde Júnior, representante da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior(Seti), para o procedimento conhecido como Avaliação Externa do Processo de Avaliação Institucional. O objetivo principal da perícia era verificar in loco as reais condições da Uniuv para manter-se autônoma na criação e implantação de novos cursos, bem como continuar o trabalho de educação no ensino superior. Uma vez conseguido o título de Centro Universitário a instituição deve ser recredenciada a cada cinco anos. Em 2006, a Uniuv passou de faculdade a centro universitário e daí em diante, surgiram várias outras conquistas como mais opções de cursos de graduação para a comunidade e também a criação do Núcleo Universitário de São Mateus do Sul.

Cumprido o prazo de 60 dias determinado pela Seti, a comissão de verificação emitiu parecer favorável ao recredenciamento, destacando no relatório alguns pontos pertinentes e de grande interesse da comunidade em geral, como, por exemplo, a oferta de novos cursos, propostos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O relatório da comissão destaca também as propostas de ampliação física de aproximadamente 5.000 m2 entre os anos de 2012 a 2016, com a construção de clínica odontológica, salas de aula, novas instalações da reitoria, laboratórios de engenharia ambiental, ciências contábeis e ampliação do Núcleo de São Mateus do Sul, e outras melhorias.

Entre os novos cursos de graduação previstos pelo PDI e destacados pelo texto do parecer encontram-se os já autorizados para funcionamento e que serão oferecidos já no próximo vestibular de verão, Odontologia e Engenharia de Produção. E até o final de 2016, como enfatiza o parecer, há a possibilidade da oferta de Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Química e Petroquímica e Pedagogia.

Trata-se de um processo de longo prazo e que atende aos anseios das comunidades, conforme explica o vice-reitor da Uniuv, professor Odelir Dileto Cachoeira. “Assumimos o compromisso de promover um ensino superior de qualidade e que venha suprir demandas exigidas pelo mercado de trabalho”, relata.

A comissão destacou também as propostas e intenções futuras para a implantação de programas de pós-graduação (mestrado) nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas (Administração, Ciências Contábeis, Economia) Comunicação e Engenharias.

“Hoje temos capacitação acima do exigido pelo Sistema Federal de Ensino e isso nos incentiva a projetar futuros programas de pós-graduação com o objetivo de estimular a pesquisa e fomentar a ciência em nossa região de abrangência”, conta Cachoeira.

Outro tópico destacado no relatório da comissão é o de que o Centro Universitário de União da Vitória possui atualmente cerca de 50% dos professores com título de mestre ou doutor, devendo aumentar ainda mais esses números quando, para 2016, as previsões indicam um total possível de 20 doutores trabalhando na instituição.

“Um dos grandes projetos permanentes da Uniuv é o de dar condições e incentivar a qualificação acadêmica de nossos professores e nos últimos dez anos não temos medido esforços para possibilitar a eles as chances de cursar mestrado e doutorado, garantindo em sala de aula um elevado nível de aprendizado”, explica o reitor, professor Jairo Vicente Clivatti.

Os professores mestres, mestrandos, doutorandos e doutores participam de programas de pesquisa em diversas instituições do Brasil e também do exterior, o que acaba promovendo uma convergência de ideias e projetos. “O grande número de professores titulados com mestrado e doutorado, tem proporcionado a criação de grupos de trabalho e isso vem enriquecendo os cursos e principalmente os acadêmicos que desenvolvem aplicações práticas desse somatório de variadas correntes teóricas trabalhadas pelos docentes da instituição”, acrescenta o Reitor.

Uma vez recredenciada os esforços se concentram na ampliação física e acadêmica, para poder dar continuidade ao sonho maior, que é a futura transformação em Universidade e quem sabe com ensino gratuito. “Esse é o grande sonho da nossa sociedade e estamos trabalhando incansavelmente para concretizá-lo”, finaliza Clivatti.

por: Lúcio Passos