Inicial 9 Notícia 9 Colação de Grau da 50.ª Turma de Administração de Empresas homenageia formandos da primeira turma

Como já era de se esperar a Colação de Grau da turma número 50, do curso de Administração de Empresas da Uniuv, ficou na memória pela emoção. Logo de início os formandos foram recebidos pelo colegiado do curso e também pela mesa de trabalho, conduzidos pelo magnífico Reitor da Instituição, Jairo Vicente Clivatti. Depois de oficialmente aberta a sessão, foi entoado o hino nacional brasileiro. O juramento ficou a cargo da formanda Marilei Gapinski e em seguida, um a um, os concluintes   foram sendo titulados como bacharéis em Administração de Empresas.

A oradora, Bárbara Nowak La Flor, fez o discurso em nome da turma, resgatando parte da história do curso e dos criadores da Uniuv. “Como é bom olhar para trás e ver que todas as 49 turmas deixaram seu legado como exemplo e motivação para seguirmos adiante. Nossos antecessores ficariam orgulhosos, porque, além de fazer parte dessa grande trajetória da Uniuv, nós construímos a nossa história”, disse Bárbara.

“Quando desafiados a realizar, realizamos. E o resultado sempre o foi o sucesso. Esse sucesso é resultado de uma turma que sempre trabalhou em conjunto. Todas nossas ações foram baseadas em sinergia, em que o resultado do todo é sempre maior do que a soma das partes. Estabelecemos nossos contatos com colegas e professores como relações ganha-ganha, e, com certeza, todos saíram ganhando”, completou a oradora.

Maria Genoveva Esteves, Paraninfa, agradeceu o convite e enalteceu o caráter eminentemente acadêmico e especial da cerimônia. “Formar 50 turmas de um único curso significa ter vivido e principalmente sobrevivido a todas as dificuldades que possam ter surgido ao longo do caminho. Significa que a Uniuv é um dos destaques da educação em nível regional, graças a todas as pessoas que passaram por aqui e deixaram um pouco de suas vidas e sabedoria. Significa ser um referencial de vida, de projetos, de visão de futuro”, salientou Genoveva. Dando sequencia a seu pronunciamento a Paraninfa lembrou as características de cada ex-aluno.

O delegado do Conselho Regional de Administração (CRA) para a 9.ª Região, Antônio Cândido Lopes Pinheiro, foi convidado a fazer uso da palavra e entregar homenagem do CRA ao acadêmico Leandro Kretschmer, destaque da turma. .

Os demais professores agraciados foram Ivo Tonon (Coordenador de Curso), Rafael Jaworski (Nome de Turma) e Ademir de Matos (Patrono).

Da 50.ª Turma para a primeira: um encontro de gerações

As comemorações dessa marca histórica ocuparam quase todos os momentos da solenidade e, em uma delas, o empresário e sócio do Grupo Casa Estrela, Irio Iwanko, foi convidado a subir ao palco para receber de forma simbólica para a primeira turma, uma homenagem das mãos da acadêmica Daiane Cristina Szymkow, da 50.ª turma. Desde a primeira colação de grau já se soma quase 2 mil graduados em Administração de Empresas.

Uniuv ontem, hoje e amanhã

Fazendo uma breve retrospectiva histórica e enfatizando mais uma vez o trabalho feito pelas pessoas que idealizaram uma faculdade regional e que se transformou no que a Uniuv é hoje, o Reitor, Jairo Clivatti, avalia como positivo o caminho percorrido até aqui. “Foram muitos anos dedicados à busca por uma educação de qualidade, por uma formação adequada capaz de impulsionar a economia da região. Pelos bancos da instituição passaram muitos nomes, empresários, líderes políticos que fizeram e fazem parte da história do desenvolvimento regional, o que nos consolida como um modelo de ensino que deu certo”, relembra Clivatti.

A Uniuv como Centro Universitário representa para a região de União da Vitória uma referência de ensino superior e, a cada ano, a busca por novos investimentos e implantação de novos cursos vai se tornando uma constante. A referência sempre vem do ideal de José Nelson Dissenha, Moacir de Mello, Helio Bueno de Camargo, entre tantos outros nomes que um dia sonharam com uma faculdade local. “As pessoas sempre foram as verdadeiras engrenagens da Uniuv e é por elas que sempre se trabalhou”, completa o Reitor.

A motivação é tanta que recentemente um trabalho feito pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, que previa o planejamento de um Hospital Universitário repercutiu tão positivamente que a Uniuv não descarta a possibilidade da criação do curso de medicina em um futuro próximo. “Sem sombra de dúvida existe a intenção, mas por enquanto estamos apenas iniciando estudos de viabilidade para no futuro, quem sabe, vir a acontecer”, finaliza o Reitor.

por: Lúcio Passos