Inicial 9 Notícia 9 Complexo Esportivo da Uniuv atende segmentos da comunidade

Complexo Esportivo da Uniuv atende segmentos da comunidade

Uma das principais funções de uma instituição e ensino superior é promover a cidadania, o bem estar e conhecimento perante a sociedade. Desde sua fundação, a Uniuv vem desenvolvendo projetos que buscam atender as necessidades das comunidades da região, sobre tudo na produção de conhecimento. Nos fundos do campus da Rua Marechal Deodoro está o imponente ginásio de esportes do Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv). Construído para abrigar os equipamentos e fomentar as aulas práticas dos cursos de Educação Física, o ambiente possui área total construída de mais de 2.500 metros quadrados, com quadras poliesportivas, academia de ginástica, vestiários, escritórios e ampla área de estacionamento.

Buscando oferecer oportunidades aos interessados, a professora Simone Paludo Ribas, coordena alguns projetos voltados à comunidade, e que promovem atividades físicas em diversas modalidades esportivas. Entre elas, está a musculação oferecida para a Associação dos Aposentados de União da Vitória, com três turmas de 20 alunos cada, semanalmente. Também existem horários reservados em que a musculação é praticada pelos funcionários e familiares da Pormade,  parceira da Uniuv em diversos projetos, programas e eventos. A empresa ainda possui um representante formado em Educação Física pela Uniuv, João Carlos Woinaroski, o “Vitamina”, que orienta em parceria com outros bacharéis o treinamento da equipe de Voleibol da indústria.

A quadra esportiva ainda serve de suporte para treinos de basquete do Colégio Coração de Maria, e para as seleções municipais de diversas modalidades, numa parceria com a Autarquia Municipal de Esportes (AME). A Polícia Militar do Paraná também usufrui da quadra para prática desportiva. O colégio Astolpho Macedo de Souza desenvolve duas vezes por semana a atividade de musculação com algumas turma.

O que vale ressaltar de acordo com a Professora Simone, é que todas essas parcerias são feitas de forma voluntária ou apenas com um preço simbólico de R$ 3, que é revertido para a manutenção dos equipamentos. “Há sempre monitoramento das atividades, tanto na quadra como na academia, e o mais importante é que esse acompanhamento é objeto de estudo de pesquisa científica do estagiário”, explica Simone, referindo-se a Amauri Bereza.

Entre essas atividades há também os horários cativos para as aulas práticas dos cursos de graduação e também do Coltec.

Quem tiver interesse em desenvolver alguma atividade no Complexo Esportivo Uniuv deve procurar a professora Simone Ribas às segundas-feiras à tarde das 14h às 17h ou nas terças-feiras pela manhã, das 9h30 min às 12h, no prório Ginásio.

Recentemente a Uniuv adquiriu duas novas esteiras ergométricas ao custo de 12 mil reais cada, no intuito de melhorar o desempenho das atividades da academia. Todos os demais equipamentos receberam estofamentos novos e passaram por revisões e já estão em plena funcionalidade.

por: divulgação