Inicial 9 Notícia 9 Comunicação à Mostra

Comunicação à Mostra

Na foto, ao lado, estudantes de Comunicação Social explicam o funciomamento do laboratório de fotografia da Uniuv para os visitantes da Mostra de Cursos

A comunicação social está em toda parte. Ela serve como ponte de relacionamentos e atividades desempenhadas pelos seres humanos. Ninguém vive sem se comunicar. A X Mostra de Cursos, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), como em todas as suas edições, tem o objetivo de divulgar para os visitantes o seu potencial e tudo o que a instituição tem a oferecer à comunidade. Os cursos montam ambientes de exposição para que todos os visitantes conheçam e possam entender o que cada curso trabalha e que tipo de profissionais forma.

Nesta edição, os acadêmicos do curso de Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Jornalismo, resolveram colocar tudo o que aprenderam à mostra. Os laboratórios estão abertos para visitação, com acadêmicos explicando como tudo funciona. Além disso, o curso de Jornalismo está fazendo a cobertura jornalística completa do evento. O primeiro ano ficou com a parte fotográfica, o segundo ficou responsável pelas matérias para impresso e internet, o terceiro ano está produzindo matérias televisivas e o quarto ano está auxiliando na redação das matérias.

A família da Comunicação Social parece muito empolgada e, com isso, está cativando seus visitantes. “Ah, tá tudo muito legal, dá vontade de fazer também”, diz Gabriela Litikoski, 15 anos, estudante do Ensino Médio. Vanessa Wisniewsky, também aluna do Ensino Médio, diz que gostou da visita pelos laboratórios, que tudo parece muito divertido e chama atenção, porém vai prestar vestibular para Engenharia Ambiental.

Os acadêmicos estão bastante animados com a idéia de poderem ensinar um pouco do que aprenderam até agora no curso. Micheli de Lima e Alcion Gonzaga, estudantes do primeiro ano de Jornalismo, ficaram responsáveis pelo laboratório de rádio. Lá, eles fazem uma breve explicação sobre os equipamentos e instalações e, posteriormente, proporcionam um momento de descontração aos visitantes, que podem fazer uma pequena gravação e ouvi-la.

No laboratório de fotografia, Camila Sebben, do primeiro ano de Publicidade e Propaganda, juntamente com suas colegas, dá uma breve noção de como ocorre a revelação de um filme fotográfico. No laboratório de TV, os visitantes são recepcionados com som e vídeos produzidos pelos próprios acadêmicos e também podem conhecer os equipamentos e tirar dúvidas sobre a parte de filmagem e edição de imagens.

O curso de Relações Públicas também está participando. A coordenadora, professora Irmgard Fernandes, fez uma parceria com a empresa de som automotivo Schiel e preparou uma sala com um vídeo institucional dos cursos. Fernandes afirma que essa parceria demonstra o que o profissional de Relações Públicas faz: traz a comunidade para dentro da empresa com a finalidade de conhecê-la, desenvolvendo esse trabalho de forma integrada com o setor publicitário e jornalístico.

Até mesmo a Filosofia está sendo abordada pelo primeiro ano de Comunicação Social. Uma sala foi preparada com a apresentação do “Mito da Caverna”, de Platão. Os alunos fizeram uma alusão entre teoria e realidade, representando o mito com fotos, música e cartazes. Segundo a acadêmica de Jornalismo, Fernanda Caetano, os alunos tiveram uma aula sobre o mito na disciplina de Filosofia. Então, surgiu a idéia de transformar o conteúdo da aula em apresentação para a Mostra. “Esse mito é bem legal, dá para comparar certinho com a realidade. Com a ajuda da professora Eliane França e com um roteiro, montamos tudo para a Mostra”, explica a acadêmica.

Vários visitantes aproveitam a Mostra para realizar a inscrição no vestibular da Uniuv, como é o caso da recém-formada no Ensino Médio, Izy Rocha, de 17 anos. Ela optou por duas habilitações da Comunicação, como primeira opção Publicidade e Propaganda e segunda opção Jornalismo. “Fiquei sabendo da Mostra por alguns amigos e vim para conhecer os laboratórios de comunicação”, afirma Rocha.

Conhecer os cursos e visitar o Centro Universitário, além de ser uma forma de adquirir conhecimento, é uma oportunidade para abrir horizontes para a vida profissional, optar por um caminho – curso – e segui-lo. O casal Ana Jussara Banazelski e Ocimar Honesko trouxeram seus filhos para visitar a Mostra e afirmam que tudo está “muito bonito”. O casal diz que é interessante trazer os filhos, mesmo que crianças, porque assim elas vão se familiarizando com o espírito universitário.

A Mostra, que iniciou hoje, 20, encerra amanhã, 21, às 22h30. Até lá, a comunidade pode ficar a vontade e visitar a instituição para tirar dúvidas e “matar” a curiosidade.

Visite o site de Comunicação da Uniuv: www.comunicacaouniuv.com.br