Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Conselho Editorial da Uniuv lança mais um livro

Conselho Editorial da Uniuv lança mais um livro


 


Na manhã dessa sexta-feira, 3, no Salão de Honra do 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado (5º BECmbBld), foi lançado mais um título da coleção José Júlio Cleto da Silva, do Conselho Editorial da Uniuv. Às 9h teve início a solenidade de apresentação do autor e sua obra, contando com a presença de autoridades, familiares e personalidades ligadas à cultura das cidades e da região.


Dada a importância do evento, esteve presente o senhor Flávio Juarez Távora, filho do homenageado. O livro Marechal Juarez Távora: uma síntese biográfica, narra com detalhes a trajetória de um dos grandes militares brasileiros e que atuou no sul do Brasil na primeira metade do século passado. A autoria de Eros José Sanches, sargento do exército brasileiro,  foi elogiada por Flávio como competente e detalhada.


Sanches nasceu em Paranavaí e fixou residência nas cidades gêmeas ainda jovem. Ingressou no exército por ocasião do serviço militar obrigatório em 1986. Desde então serve no 5º BECmbBld onde já exerceu diversas funções. Serviu também na missão de paz em Angola, entre 1996 e 1997.


Na apresentação da obra Sanches revela que seus trabalhos de pesquisa partem de um interesse pessoal de resgatar a memória e estimular imaginação por meio da história.  “Não se trata de avaliar o certo e o errado, mas, estudarmos a biografia desses vultos e seus ideais na busca de um resgate cultural, pessoal e intransferível, capaz de nos identificar ante as nações do mundo por valores próprios conquistados, muitas das vezes, sob o esforço das armas”.


Representando a Uniuv o Reitor, Jairo Vicente Clivatti, enalteceu o trabalho do Conselho Editorial presidido pela Professora Fahena Porto Horbatiuk, e o fomento à produção literária, nas suas mais variadas vertentes, proporcionado pela instituição às comunidades da região.  


O Tenente Coronel Edilson Silva de Oliveira, comandante do Batalhão, agradeceu a presença de todos dentro do quartel e enfatizou que o exército também estimula a produção cultural. “As pessoas estão acostumadas a nos ver fardados, prontos para a guerra, mas o exército também promove e dissemina a cultura”, disse.


O lançamento do livro fez parte das comemorações de 105 anos de atividades do 5º BECmbBld em Porto União.

por: Lúcio Passos

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo