Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Curso de Administração da Uniuv comemora 50 anos do Sistema CFA/CRAs

Curso de Administração da Uniuv comemora 50 anos do Sistema CFA/CRAs

O sonho de um grupo de empresários que acreditavam em um futuro promissor para as nossas cidades e região, por meio da educação superior, foi realizado. Há 41 anos tinha início o curso de Administração do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv).  


Em dezembro de 1979, prestavam juramento os primeiros acadêmicos da então Faculdade de Administração e Ciências Econômicas de União da Vitória (FACE), tendo como nome de turma José Nelson Dissenha, um dos idealizadores da instituição. Como Paraninfo, professor João Mansur Guérios e Patrono, Herbert Presilhano Woehl. 


Desde então, a Uniuv vem formando profissionais capacitados a atuar nas diversas áreas que a profissão possui. Administração é um dos campos que mais oferece oportunidades de estágio e trabalho, que com todo o conhecimento proporcionado pela graduação permite ao profissional garantir um futuro de sucesso. 


A instituição já formou 52 turmas no Campus de União da Vitória, e cinco em seu Núcleo, localizado em São Mateus do Sul. Já são mais dois mil profissionais formados, que a cada dia influenciam o desenvolvimento econômico, social e político da região, por meio de sua atuação no mercado de trabalho.


Nesses 41 anos de Administração, a Uniuv conseguiu formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho, que cada vez mais tem a necessidade de especialistas na área de gestão. “Desde que o curso iniciou tivemos uma mudança radical na maneira em como as empresas das nossas cidades e região tem gerido as empresas. Antigamente eram gestões tradicionais, familiares, que não envolviam um profissional com visão estratégica de mercado para conduzir os negócios. Hoje esse perfil é totalmente diferente e nossos alunos saem da universidade aptos a gerir e assessorar uma empresa com sucesso”, conta o coordenador do curso, Ivo Tonon.


 


Cinquentenário de Administração


Em nove de setembro de 1965, o Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, assinava a Lei n.º 4.769, criando o Conselho Federal de Administração (CFA) e os Conselhos Regionais de Administração (CRAs), assim regulamentando a profissão Administrador, que comemora em 2015, seu Cinquentenário.  


Segundo uma pesquisa realizada em 2012, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 848.915 pessoas se matricularam em 2.159 cursos, que formaram 134.429 Bacharéis de Administração. Do total de formados, 358.056 (dados de novembro de 2014), tinham registros ativos nos CRAs. Em relação às pessoas jurídicas, a situação nesta mesma data contabilizava 38.276 empresas registradas.


Com todos esses números que provam a importância do Administrador no mercado de trabalho, e em comemoração ao cinquentenário e aos 41 anos do curso de Administração na Uniuv, serão realizadas duas palestras, entre os dias 9 e 10 de setembro, no Núcleo de São Mateus do Sul e no Campus em União da Vitória, com o intuito de reforçar e promover a defesa, o exercício legal da profissão e a capacitação contínua do profissional.


No dia 10, Angela Amin, doutora em Gestão Pública, fará a palestra para os acadêmicos, na sala de eventos da Uniuv, sobre o tema de seu doutorado.


 


Selo Guia do Estudante Abril


O curso de Administração (União da Vitória e São Mateus do Sul) recebeu na semana passada, o Selo Guia do Estudante Abril 2015, em que ganharam três estrelas de conceituação. O Guia é referência para milhões de estudantes e vestibulandos do país, que procuram uma instituição de ensino superior de qualidade e a Uniuv está presente entre elas.


 

por: Thaina da Cruz

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo