Inicial 9 Notícia 9 Curso de Ciências Econômicas não faz só cálculo de juros

Curso de Ciências Econômicas não faz só cálculo de juros

Edição e orientação: Angela Maria Farah e Ana Cristina Bostelmam

O curso de Ciências Econômicas do Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv) completou 35 anos e é o segundo curso mais velho da instituição. A sua participação na Mostra de Cursos apresenta para a comunidade e alunos do ensino médio que a visitam muito mais do que números.

O coordenador do curso, Cássio Portes, destaca que o curso possui um papel fundamental na sociedade, o que muitos desconhecem, pois o profissional de economia pode atuar em muitas áreas, como em projetos empresariais, no planejamento público e na área de educação. Essa importância é confirmada quando se vêem profissionais e projetos da área de economia facilitando a vida da população. Um desses projetos, o “EnTENDA de Economia”, foi criado pelo curso de Ciências Econômicas da Uniuv e hoje é utilizado pelo Conselho Estadual de Economia do Paraná, que a cada 15 dias monta uma tenda em um ponto central da capital Curitiba para esclarecer a população sobre orçamento doméstico, dando dicas para que a comunidade use mais a economia em suas vidas. “A amplitude de atuação do profissional de economia é muito grande”, afirma.

Já a professora e vice-coordenadora do curso, Sueli Terezinha Martini, diz que apesar do pequeno número de alunos que se interessam em seguir essa carreira, a Mostra de Cursos consegue esclarecer para acadêmicos de outros cursos, além de familiares e alunos do ensino médio, que o curso de Ciências Econômicas representa uma boa escolha. Ela diz que nos centros menores, como União da Vitória, a profissão não oferece grandes oportunidades, porém nos grandes centros, a procura por economistas é cada vez maior. “A procura por profissionais dessa área aumenta cada vez mais, até mesmo porque o papel do economista também é pensar no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável, pontos-chaves para o desenvolvimento de todos”, completa.

O acadêmico do sétimo período do curso de Ciências Econômicas, Robson Fecci Rodrigues dos Santos, complementa que o maior valor do curso na Uniuv é a qualidade dos professores, que são todos mestres e com experiência prática. Essa experiência permitiu que alunos da Uniuv se classificassem entre os quatro melhores do país, na Gincana Nacional de Economia, que aconteceu ano passado em São Paulo e reuniu alunos de Ciências Econômicas de todo o Brasil, em uma iniciativa do Conselho de Economia do Estado de São Paulo e da Universidade de São Paulo (USP). “Os professores nos fazem gostar de Ciências Econômicas, eles conseguem passar para nós um espírito empreendedor”, revela Robson.