Inicial 9 Notícia 9 Curso de Comunicação da Uniuv faz mobilização a favor do diploma em Jornalismo

Curso de Comunicação da Uniuv faz mobilização a favor do diploma em Jornalismo

O curso de Jornalismo, apoiado pelo curso de Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), realiza mobilização, na terça-feira, dia 31, às 20h30, na Instituição, para defender a obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão de jornalista, distribuindo panfletos explicativos para a comunidade acadêmica da Uniuv.

A manifestação acontece em articulação com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor) na véspera do julgamento do Recurso Extraordinário n° 511.961, pelo Supremo Tribunal Eleitoral (STF), que questiona a constitucionalidade da exigência do diploma em Jornalismo como requisito para o exercício da profissão.

A obrigatoriedade do diploma em Jornalismo está sendo questionada desde 2001 e os representantes dos jornalistas já ganharam em todas as instâncias do Judiciário até o momento. No dia 1° de abril deste ano, entra em julgamento no STF, instância maior e final, o recurso que definirá se os jornalistas devem ter diploma ou não para exercer a profissão.

Em pesquisa realizada pelo Instituto Sensus, em 2008, 74,3% dos brasileiros mostraram-se a favor do diploma para o exercício da profissão de jornalista. “O resultado dessa pesquisa nos revela que a sociedade se preocupa com a informação que recebe todos os dias por meio dos veículos de comunicação e por isso acredita que o profissional do jornalismo deve ser preparado, ética e tecnicamente, para oferecer informação de qualidade para a população brasileira”, afirma a coordenadora de Jornalismo da Uniuv, Angela Maria Farah.