Notícias
Curso de Educação Física da Uniuv participa de aula de campo
As aulas práticas ou de campo têm como objetivo, além de aplicar os conhecimentos teóricos aos práticos, promover a integração entre os estudantes. Levando em conta esses objetivos, o professor Clóvis Roberto Gurski, que leciona a disciplina de bases biológicas e bioquímicas para o curso de Educação Física do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), realizou a sua primeira aula de campo com o curso. O encontro foi na sede da Associação Cultural e Recreativa da Instituição, na noite de sexta-feira, 16, e no sábado, 17.
Segundo Gurski, esse tipo de atividade tem tudo a ver com a disciplina que leciona, pois envolve sobrevivência, primeiros socorros e contato com a natureza. O professor contou com a colaboração de estudantes de Biologia, da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafi), e com a parceria da professora Simone Aparecida Paludo Ribas e do professor Márcio Ruaro, na coordenação das atividades.
As atividades começaram na noite de sexta-feira, 16, com as instruções repassadas pelos professores, a armação do acampamento, palestras, trilhas na mata, brincadeiras e um lanche, antes de dormir. As palestras, ministradas na noite de sexta-feira, fazem parte das instruções que os estudantes precisavam receber para sobrevivência em acampamentos e atividades em meio à natureza. O Sargento do Corpo de Bombeiros de Porto União, Amarildo Rodrigues dos Santos orientou os acadêmicos sobre como realizar os primeiros socorros, e, logo em seguida, o professor Ernesto Breyer repassou noções básicas de defesa contra picadas de abelha.
Todos os participantes do acampamento tiveram de cumprir à risca a programação. E apesar de terem ido dormir tarde, pois tiveram a noite cheia de atividades, os acadêmicos e professores que participaram do acampamento acordaram cedo. Às 7h todos já estavam em pé, para fazer exercícios com a professora Simone. Logo em seguida, o café da manhã foi servido para que todos se preparassem para a caminhada, coordenada pelo professor Márcio, e os jogos e brincadeiras realizados pela manhã. Depois do almoço, que foi servido às 11h30, os participantes tiveram mais alguns momentos de descontração, com música e jogos.
De acordo com Gurski, esse tipo de atividade da qual os estudantes participaram desperta o entusiasmo profissional, e pode ser desenvolvida pelos futuros profissionais em hotéis-fazenda, e em eventos em que sejam chamados para coordenar atividades recreativas. Segundo o professor, durante o evento a disciplina foi rigorosa, pois no trabalho é importante que ela seja respeitada para se ter sucesso profissional.
Na foto em destaque, os estudantes enfrentam as dificuldades de fazer uma trilha na mata, à noite.
por: UNIUV
0 comentários