Inicial 9 Notícia 9 Curso de Engenharia Ambiental oferece bolsas de estudos para projetos de pesquisa

A Secretaria de Turismo do Estado e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (Seti), estão promovendo projeto de pesquisa na área de turismo com o tema Impacto da Atividade Turística para o Desenvolvimento Econômico Regional do Estado do Paraná. O objetivo é apresentar subsídios para a elaboração de políticas públicas e privadas bem como empreendedorismo no setor de Turismo, com foco na indução e promoção do desenvolvimento econômico, social e comunitário, com base nas informações acerca do impacto do turismo nas diversas regiões.

A Uniuv participa desde o início da elaboração do projeto com a presença das professoras Vivian Buchholz e Lisandra Kaminski e foi convidada a ser uma das Instituições colaboradoras do programa. Os resultados do projeto serão publicados na forma de livro, dividido por capítulos, separados pelas regiões onde constarão todos os dados socioeconômicos da região, visando estimular o turismo regional por meio de ações sustentáveis, gerando renda, empregos e oportunidades.

O Centro Universitário Uniuv fará o levantamento dos dados turísticos da Região da  “Terra dos Pinheirais”, englobando 19 municípios (Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Teixeira Soares, Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul, e União da Vitória).

Em se tratando de uma região composta por atrativos turísticos ecológicos e devido à proximidade do turismo com a gestão ambiental, a pesquisa desenvolvida pela Uniuv será elaborada pelo curso de Engenharia Ambiental, com coordenação da professora Lisandra Kaminski, colaboração da professora Vivian Buchholz e a participação de cinco acadêmicos do curso, os quais poderão receber bolsas de estudo fornecidas pela SETI, no valor de R$ 400,00 por mês, durante o período de realização do projeto que é de sete meses. Além desse benefício, haverá recursos financeiros para a compra de computadores e impressoras.

Procurando atender as exigências do projeto, haverá processo de seleção dos alunos interessados, que deverão estar regularmente matriculados no curso de Engenharia Ambiental e apresentar disponibilidade de horas para a participação no projeto, a partir de primeiro de julho.

“Para a Uniuv será uma oportunidade de conhecer e divulgar os atrativos ecológicos da nossa região e contribuir com a intensificação do turismo. Para os acadêmicos participantes, será a oportunidade de ampliar os conhecimentos e a prática voltados à pesquisa científica, aperfeiçoando o desenvolvimento textual e originando experiências em projetos científicos e publicação de artigos. Para os professores integrantes, a oportunidade gera maior contato com pesquisadores de todo o Estado, podendo resultar em futuras parcerias para desenvolvimento de novos projetos e programas ligados a diversas áreas do conhecimento, além de oportunizar experiências em orientação de grupos de projetos de pesquisa, revisão do texto que irá compor o capítulo “Terra dos Pinheirais” do livro resultante do projeto, elaboração e publicação de artigos científicos, e maior conhecimento voltado ao turismo da nossa região”, explica Lisandra.