Inicial 9 Notícia 9 Curso de Engenharia Ambiental realiza ação no Bairro Limeira

Curso de Engenharia Ambiental realiza ação no Bairro Limeira

Foi realizado o projeto “Juntos Pelo Rio” neste sábado (11), mais uma ação promovida pelo curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV). No período da tarde, acadêmicos e professores se uniram para retirar o lixo das margens do Rio D’areia, em trecho localizado próximo à escola, no Bairro Limeira.

A ação contou com a parceria da Escola Municipal Didio Augusto, além da participação dos moradores locais. Foi retirada uma quantidade próxima de uma tonelada de resíduos em um trecho de 800 metros de rio. Paralelos ao mutirão foram ofertados atividades ambientais e de recreação para a comunidade local, organizadas pelos cursos e projetos de extensão da UNIUV e pela Escola.

As atividades realizadas foram: Coleta de óleo de cozinha usado, coleta de lixo tecnológico, pintura de rostos em crianças, pintura de desenhos e passatempos com temas ambientais, orientações de escovação bucal, confecção de brinquedos com materiais recicláveis, conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência, atividades esportivas, recreação com brinquedos infláveis, e bazar de roupas.

Para a Professora de Engenharia Ambiental e organizadora do evento é gratificante realizar as ações na comunidade, conta que a ideia surgiu da escola após a realização do projeto “Rio Limpo” aplicado todo ano pela UNIUV, “Espero que tenhamos resultados positivos com essa ação, que a comunidade tenha conscientização da importância da coleta de lixo”.

Levar à conscientização a comunidade sobre o impacto no meio ambiente e na saúde, relacionados ao descarte inadequado de lixo, e promover o envolvimento deles no mutirão de limpeza, alertando sobre as responsabilidades de cada um na preservação e manutenção do entorno do Rio D’Areia foi o objetivo desta ação.

por: Kamilla Lima – Doing/AgexCom