Inicial 9 Notícia 9 Curso de formação docente apresenta ótimos resultados

Curso de formação docente apresenta ótimos resultados

Desde o início do ano os professores admitidos em recentes concursos e outros com mais tempo na atividade desenvolvem ações que buscam o aperfeiçoamento no desempenho das funções em sala de aula e também na troca de experiências sobre a profissão. O sexto encontro aconteceu na noite do dia 22 de julho, no Centro de Desenvolvimento Humano da Pormade (CEDEHP), com o tema “Saberes Docentes”.

A ideia norteadora de todos os eventos até então, é promover um espaço de reflexão sobre as práticas pedagógicas, e a partir daí estabelecer um novo modelo que se reverta em benefícios na sala de aula.

Para a Diretora Acadêmica da Uniuv e Doutoranda em Educação pela PUC-PR, Kelen Junges, o evento está atingindo os objetivos propostos e o grau de interatividade entre o grupo é bastante positivo. “Está sendo um trabalho muito bom, cada vez mais os professores estão expondo suas dúvidas, trocando experiências e colaborando com as discussões”, conta Kelen.

“É um grupo bastante heterogêneo, mas percebemos que há uma integração bastante interessante, principalmente, entre professores que não se conheciam e agora trocam dicas de aula, materiais didáticos, atividades em conjunto e com interdisciplinaridade”, completa.

A formação docente é um trabalho contínuo, pois sempre há algo a mais para se aprender ou amadurecer e isso acontece na medida em que estabelecem as relações sociais. “O Curso é uma maneira de contribuir com a qualificação dos professores da Uniuv e do Coltec, de incentivar esse processo num espaço coletivo, por meio da troca, da reflexão, do diálogo e do aprofundamento teórico sobre a educação”, finaliza a Diretora Acadêmica.

A proposta inicial do projeto previa a organização de dez encontros, mas a repercussão positiva está estimulando a continuidade para o próximo ano sendo ampliado para todos os professores da instituição.

O próximo encontro será no dia 27 de agosto com a presença do professor Peri Mesquida, pós Doutor em Educação pela Universidade de Genebra e membro programa de Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), que vai proferir palestra/aula com o tema Ética.

por: Renate Ihlenfeld