Inicial 9 Notícia 9 Curso de Turismo da Uniuv apresenta relatório técnico do Morro do Cristo

Curso de Turismo da Uniuv apresenta relatório técnico do Morro do Cristo

Os estudantes do terceiro ano do curso de Turismo do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) apresentaram aos colegas do terceiro semestre e do quarto ano, na quarta-feira, 18, o relatório técnico de um estudo realizado no Morro do Cristo, local muito visitado por turistas, onde fica a imagem do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro do Município.

Com base em observações específicas, laudos anteriores e comparações, os estudantes fizeram um laudo técnico do local. A visita técnica à estátua foi realizada no dia 26 de março, véspera do aniversário do Município. Para estruturar o laudo atual, os acadêmicos compararam suas observações com o laudo realizado por colegas em 16 de maio de 2003, acrescentaram algumas limitações existentes no local e sugestões.

Essa atividade foi desenvolvida de acordo com os objetivos da disciplina de Turismo e Meio Ambiente. Os estudiosos do Turismo definem que o meio ambiente envolve todos os recursos construídos pelo homem, como casas, cidades e monumentos históricos. De acordo com a professora responsável pela disciplina, Sandra Aparecida de Paula e Souza, os estudantes foram levados a conhecer a imagem do Sagrado Coração de Jesus como um patrimônio natural/cultural e um fator necessário para o desenvolvimento do turismo no Município.

Segundo Souza, para enriquecer o relatório técnico, as sugestões feitas pelos estudantes do terceiro ano foram comparadas com a situação estrutural do Cristo Luz, de Balneário Camboriú, SC, que foi inaugurada em 4 de outubro de 1997, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento turístico da cidade. Essa estátua possui 33 metros de altura e foi instalado no Morro do Cristo, há 154 metros. Na mão esquerda, a imagem segura um canhão de luz que ilumina a cidade todas as noites. No dia 4 de outubro de 2008, ele vai comemorar 11 anos. No local, os turistas contam com uma central de informações, além de construções temáticas, mirantes, a Gruta de Nossa Senhora Aparecida, praça de alimentação, lojas de souvenirs e fotografias.

Os estudantes levaram em consideração as informações da estátua de Balneário Camboriú e a importância religiosa da Imagem do Sagrado Coração de Jesus, de União da Vitória, na produção do laudo técnico. Essa imagem foi construída em 1968, com o objetivo de homenagear o padroeiro da cidade. De acordo com Souza, apesar de ainda precisar de muitas benfeitorias naquele local, uma das principais já foi feita. “Na atualidade, todos os visitantes que vão até a imagem usufruem de um acesso asfaltado, com total condição de trafegabilidade, valorizando o atrativo”, confirma.

Em 4 de maio de 2007, foram inauguradas benfeitorias no acesso ao Morro do Cristo, que recebeu iluminação e 1.225 metros de asfalto, que vai até o início da escadaria que conduz à imagem do Sagrado Coração de Jesus.

A professora defende que além de sensibilizar os acadêmicos e futuros profissionais para a importância da imagem do Cristo para o Município é indispensável que a comunidade se preocupe em resgatar, preservar e valorizar esse patrimônio que expressa sua cultura religiosa.

Segundo o resultado parcial do laudo das visitas técnicas ao Morro do Cristo, realizadas em 2003 e em 2008 foram detectados 13 aspectos limitadores e 23 sugestões de benfeitorias, em 2003; em 2008 constatou, foram constatados 11 aspectos negativos e 12 melhorias foram sugeridas na avaliação final.

O principal laboratório experimental e de análises do curso de Turismo não faz parte da estrutura física da instituição, são as viagens e visitas de estudos promovidas nas diversas disciplinas do curso. Graças a essas visitas técnicas surgem projetos de revitalização de espaços turísticos importantes, como o do Parque Monge João Maria, inaugurado na sexta-feira, 20, em Porto União, SC, com recursos do poder público.

Resultado parcial do laudo técnico das visitas técnicas ao Morro do Cristo feitas pelos acadêmicos do curso de Turismo da Uniuv em 2003 e 2008

Análise 2003

Análise 2008

Análise do Local

Sugestões

Análise do Local

Sugestões

– ausência de infra-estrutura de alimentos e bebidas;

– recepção ao turista;

– inexistência de equipamentos de segurança;

– necessidade de manutenção externa na estátua.

– reforma completa da escadaria;

– restauração das imagens da Via Sacra;

– estruturação das condições de acesso para pessoas idosas e portadoras de necessidades especiais;

– manutenção e limpeza periódica da estátua.

– a placa indicativa do atrativo não está de acordo com o Guia Nacional de Sinalização Turística;

– ausência de infra-estrutura de alimentos e bebidas;

– existência de infiltração no teto capela.

– necessidade de reforma na escadaria de acesso à estátua;

– restauração das imagens da Via Sacra;

– recuperação da estátua, com manutenção periódica;

– construção de sanitários públicos ao pé da imagem.

Fonte: Laudo da visita técnica avaliado pela professora Sandra Aparecida de Paula e Souza, 2008.

Na foto em destaque está reunida a equipe que realizou o laudo técnico do Morro do Cristo, em 2008.