Inicial 9 Notícia 9 Curso de Turismo da Uniuv completa 10 anos

Curso de Turismo da Uniuv completa 10 anos

Edição e orientação: Angela M. Farah e Ana Cristina Bostelmam

O curso de Turismo do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) iniciou suas atividades em 2000, quando o turismo na região estava sendo movimentado e já existia um trabalho em torno da Rota das Cachoeiras. Empresários locais e o reitor da instituição, Jairo Vicente Clivatti, perceberam a importância de um curso de Turismo para desenvolver esse setor na região, ajudando no planejamento e na gestão do turismo.

Na Mostra de Cursos da Uniuv, que aconteceu nos dias 18 e 19 de maio, o principal objetivo do curso foi mostrar o envolvimento entre o tempo e turismo. Por isso, foi escolhido um acervo particular de relógios antigos que ficaram em exposição para a comunidade que visitava o curso. O tempo está relacionado com a área de turismo de uma maneira bem simples: as pessoas deixam um pouco de lado os compromissos profissionais e conseguem um tempo livre para o lazer e buscam algo diferente para se divertir. E, para isso, os alunos e professores do curso indicam realizar uma viagem, conhecendo outras cidades, países e cultura. Isso é turismo.

Na Mostra, cada ano o curso escolhe um tema para apresentar. Já foram realizadas exposições de grupos folclóricos, apresentações sobre o ecoturismo, promovido por pousadas da região que expuseram seus produtos.

Projetos para o crescimento regional já foram desenvolvidos no curso

A área de turismo está se desenvolvendo de uma forma muito forte em todo o Brasil. O produto interno bruto (PIB) é de 4% ao ano. O curso da Uniuv já realizou vários projetos para o crescimento do turismo nas cidades de Porto União e União da Vitória. Um desses projetos foi o Parque São João Maria, que foi elaborado em 2003 e apresentado à prefeitura de Porto União, que buscou recursos junto ao Ministério do Turismo, que concedeu dinheiro para a realização do projeto.

Em 2009, foi entregue à prefeitura de União da Vitória um projeto de revitalização do parque ambiental. “Este ano de 2010 provavelmente sairão os recursos para realizar a revitalização do parque ambiental que realmente está precisando de melhorias”, disse Carlos Alberto Jung, prefeito do município.