Inicial 9 Notícia 9 Cursos de Educação Física realizam viagem técnica a complexos esportivos da capital paranaense

Na madrugada do dia 13 de agosto 32 alunos de vários semestres acompanharam a professora e coordenadora das graduações em Educação Física da Uniuv, Simone Palludo Ribas, à uma viagem técnica à capital paranaense. Na ocasião foram visitados diversos estabelecimentos ligados à prática desportiva. O primeiro compromisso, logo pela manhã, foi no Centro de Ginástica Artística, onde os estudantes foram recebidos por dirigentes da Federação Paranaense da modalidade e também pela treinadora ucraniana Iryna Ilyashenko, que conversou com eles e respondeu a perguntas sobre a rotina dos atletas, treinos e também sobre a preparação para o torneio do que acontece no México e que vale como seleção para os jogos pan-americanos.

Logo após o almoço, o grupo se dirigiu ao Estádio Couto Pereira, oportunidade em que conheceram toda a história dos 100 anos do Coritiba Football Club e também os departamentos de nutrição, reabilitação e psicologia do clube. O treinador da equipe sub 20, Marquinhos Santos, recebeu os acadêmicos da Uniuv dizendo a eles que “ser professor de educação física é ser o profissional do futuro”, dando a dica para que os alunos se dediquem, pois o mercado está cada vez mais seletivo. Ainda no “Couto” o técnico das categorias de base do Coxa, ídolo nos anos 70, “Flecha Loira” conversou com o grupo sobre os seus 43 anos no clube.

A extensa agenda a ser cumprida levou os acadêmicos de Educação Física para uma das mais modernas academias de Curitiba, a Athlética, que funciona no Bariguí Park Shopping. Recebidos pela professora Juliana Staub, foram conduzidos pelas instalações da academia e puderam conhecer o que há de mais moderno em equipamentos, que são desenvolvidos pela NASA e os mesmos utilizados pelos pilotos de Fórmula 1 para ganho de preparo físico.

A professora Juliana Ainda aconselhou os visitantes e falou sobre a importância de atividades extracurriculares. “Vocês são pessoas proativas, estão buscando conhecimento fora das paredes da universidade e isto é muito importante, são acadêmicos que já possuem um diferencial”, disse.

Ao final da visita, a professora deixou o diálogo aberto e também convidou aos interessados a desenvolverem estágio.

O próximo compromisso foi ali mesmo na região do Parque Bariguí, no Centro de Treinamento de Natação Gustavo Borges, um complexo com três piscinas, sala de musculação e demais instalações, nas quais são atendidas pessoas e atletas de várias idades.

Para a Coordenadora dos Cursos de Educação Física da Uniuv, professora Simone Paludo Ribas, viagens técnicas são essenciais para complementar a formação dos acadêmicos. “Voltamos de Curitiba com a certeza de que ninguém é mais o mesmo, pois experiências foram trocadas, novas visões sobre a área de Educação Física foram ouvidas, vividas e demonstradas”, completa.  “Com certeza a vontade de conhecer e o que aprendemos a cada dia sobre nossa profissão ficará firmado no coração e no consciente de cada um de nós”, finaliza.