Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Industrial da Madeira e Administração da Uniuv realizam visita técnica

Cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Industrial da Madeira e Administração da Uniuv realizam visita técnica

Os acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Industrial da Madeira e Administração do Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), acompanhados pelos professores Andréia Meyer, Mayara Gauer e Rafael Rossoni, realizaram visita técnica no dia 13 (segunda), na empresa BRASFIBRA – Chapas de Fibra de Madeira, localizada no município de Bituruna (PR). Os acadêmicos foram recebidos pelo empresário Rodrigo Rossoni, pelo consultor de processo produtivo Lourival Correa e pelo gestor administrativo Lucas Sebben. A visita técnica teve como principal objetivo relacionar os aspectos ambientais com o processo produtivo, recursos e tecnologias utilizadas pela empresa na fabricação das chapas de fibra de madeira. Durante a visitação foram observadas todas as principais etapas envolvidas no processo, resumindo-se no recebimento da madeira (toras de eucalipto), transformação da mesma em picado, processamento da madeira para obtenção da fibra, mistura das fibras com água (1% madeira e 99% água tratada), formação das chapas, retirada da umidade e prensagem, choque térmico e expedição.


Segundo o professor Rafael Rossoni, o enfoque principal da visita era conhecer um dos grandes diferenciais da empresa que é a sustentabilidade na produção. “Todo o processo de produção das chapas baseia-se na temperatura e pressão dos equipamentos, concentração e porcentagem da fibra da madeira, umidade e textura do material, sem a mistura de reagentes químicos. Sendo assim, um processo que não causa grandes impactos para o meio ambiente, conseguindo produzir uma grande quantidade do produto com o uso eficiente dos recursos naturais”, relata Rossoni.  


A realização da visita foi de grande valia para os acadêmicos, pois tiveram a oportunidade de conhecer na prática vários conceitos vistos em sala de aula, bem como sanar dúvidas que ocorrem no dia-dia de um profissional. Assim, projetando o e conhecendo um pouco mais sobre o que poderão desempenhar na sua vida profissional ao final da sua graduação.

por: Divulgação

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo