Inicial 9 Notícia 9 Cursos de Informática da Uniuv preparam acadêmicos para mercado de trabalho

Cursos de Informática da Uniuv preparam acadêmicos para mercado de trabalho

Aliando teoria e prática, os cursos de Informática do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) têm por objetivo formar profissionais capacitados de alto nível de competência tecno-científica, que compreenda as novas exigências do mercado de trabalho.

Segundo a coordenadora dos cursos de Informática, professora Edna Satiko Eiri Trebien, o mercado de trabalho na área de tecnologia está cada vez mais amplo, e adquire maior relevância em nossa sociedade devido à extrema necessidade em utilizarmos as novas tecnologias. “Em Curitiba já existe um parque de software onde alguns alunos formados pela Uniuv (em 2002 e 2006) trabalham”, conta. A acadêmica do terceiro ano do curso de Informática de Gestão, Francielly Upinski, hoje em dia tudo é informatizado. “Sem informática não somos nada, e por isso os cursos de tecnologia são muito importantes em nossa sociedade”, enfatiza.

Trebien conta que a universidade está com uma ampla e adequada estrutura física, que supre as necessidades dos cursos. “Os equipamentos são constantemente atualizados, afinal as tecnologias não duram muito tempo, sempre estão se modernizando”, diz. Ela conta ainda que nas aulas de software, por exemplo, os alunos utilizam do Laboratório Experimental em Computação e Informática Aplicada, o Lexcia, que é um dos últimos modelos para o desenvolvimento de pesquisa em laboratório. A universidade faz também importantes parcerias, como com o Circuito Paraná de Software Livre (Celepar), e também com a IBM, uma das mais conceituadas empresas de tecnologia e informática do mundo.

De acordo com Trebien, as expectativas dos cursos de Tecnologia para 2009 são grandes, afinal a cobertura que vem sendo feita pala mídia é um grande incentivo para o aumento da procura nessa área. “Para este ano, a universidade traz uma grande novidade: o curso de Licenciatura terá um regime especial, com aulas às sextas-feiras no período da noite e aos sábados, o dia todo, fazendo módulos durante as férias de fevereiro e julho. Essa é um proposta que pretende alcançar professores das redes públicas, estaduais e municipais, que ainda não sabem utilizar adequadamente a informática. O curso terá a duração de apenas um ano, enquanto o curso em regime normal dura três”, explica.

Para entender

O curso de Informática de Gestão visa qualificar profissionais que possam atuar nas empresas possuindo conhecimento polivalente de organização, estrutura e processos de gestão de uma empresa. Já o curso de Licenciatura em Informática pretende preparar profissionais aptos a lecionar nas diversas áreas relacionadas à informática.

Visite o site de Comunicação da Uniuv: www.comunicacaouniuv.com.br