Inicial 9 Notícia 9 Diário Catarinense exibe As Quatro Estações de Iracema e Dirceu na Uniuv

Diário Catarinense exibe As Quatro Estações de Iracema e Dirceu na Uniuv

Na noite de ontem (05), a jornalista Ângela Bastos apresentou o webdocumentário As Quatro Estações de Iracema e Dirceu aos acadêmicos de Comunicação Social, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv).

O webdocumentário resultou da grande reportagem de Ângela para o jornal Diário Catarinense, que levou dois anos e sete meses para ser produzida e conta a história de um casal de agricultores e seus 14 filhos, da cidade de Timbó Grande, que fica a 100 km de União da Vitória e vive com apenas R$ 54 por pessoa, mensalmente. A repórter conversou com os acadêmicos sobre o processo de concepção da pauta, a escolha da família, as pesquisas, produção das viagens, técnicas de redação, concepção do projeto gráfico e o processo de edição.

O Diário Catarinense ganhou no dia 30, o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria Internet com essa reportagem. Os jornalistas premiados são aqueles que se dedicam a reportagens que estimulam a luta pela cidadania, contra todo o tipo de tortura e exclusão social e, ainda, pelos direitos à moradia, educação e saúde.

Para o Vice-Reitor, Lúcio Passos, é muito importante a aproximação do acadêmico com profissionais que são exemplos no jornalismo. “A experiência é mágica porque um profissional premiado pelo mercado sempre pode contribuir com algo mais para a formação complementar dos estudantes, especialmente por narrar a maneira como se constroem as histórias que muitas vezes acontecem ao nosso redor e não nos damos conta”, conta.

Durante a palestra, Ângela frisou a importância de fazer jornalismo com responsabilidade, entender muito bem os processos de produção de uma reportagem e sobre o profissional entender os processos do jornalismo multiplataforma. A repórter agradeceu o convite e contou aos acadêmicos que a Uniuv foi a primeira universidade que ela visita após receber o Prêmio Vladmir Herzog. “É muito gratificantes estar entre os alunos, passar nosso conhecimento. Esse é o nosso legado como jornalista”, relata.

por: Thaina da Cruz