Inicial 9 Notícia 9 Diretora Acadêmica da Uniuv apresenta trabalhos no XIV Endipe

Diretora Acadêmica da Uniuv apresenta trabalhos no XIV Endipe

A diretora acadêmica do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), professora Kelen dos Santos Junges, participou do XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (Endipe), realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com apoio da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), de São Leopoldo, RS, em Porto Alegre, RS, de 27 a 30 de abril.

Junges apresentou dois trabalhos de pesquisa, um pôster sobre os saberes e competências da docência no ensino superior, e um painel (comunicação oral) que buscou refletir sobre a constituição profissional docente no exercício profissional. Este segundo trabalho foi realizado em parceria com a professora Silvia Finck, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e com o professor Gilmar de Carvalho Cruz, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas foi o tema do XIV Endipe, que contou com mais de três mil participantes. Para Junges, foi enriquecedor ter participado desse evento, pois, além de encontrar autores conhecidos e respeitados, é uma oportunidade de trocar experiências com outros profissionais da área. “É possível afirmar que o Endipe figura entre os maiores eventos educacionais do Brasil, pois recebe pesquisadores e professores latino-americanos e de outros países. Podemos trocar idéias com profissionais da educação de muitos lugares diferentes, compartilhando incertezas e experiências bem sucedidas”, afirma.

Durante o Encontro, os participantes puderam assistir a palestras com pesquisadores doutores em educação e autores da área de formação de professores, como o filósofo e professor Mário Sérgio Cortella, o professor canadense Maurice Tardif, o professor norte-americano Kenneth Zeichner, e a professora suíça Maria Christine Josso.

Segundo Junges, o objetivo desses encontros é divulgar o conhecimento sistematizado historicamente sobre os processos de ensinar e aprender. Os Endipes são realizados a cada dois anos, em diferentes estados, e são coordenados por profissionais da educação e por pesquisadores que atuam nessa área. Os temas envolvem a dimensão da pesquisa e das práticas pedagógicas, que incluem as temáticas específicas de sua identidade e a conexão com o campo do currículo e da formação de professores.