Inicial 9 Notícia 9 Diretora Acadêmica da Uniuv participa de congresso internacional em Portugal

Diretora Acadêmica da Uniuv participa de congresso internacional em Portugal

A professora da Uniuv, Doutoranda, Kelen dos Santos Junges está desde o mês de fevereiro participando de um intercâmbio, como bolsista da CAPES, na Universidade de Lisboa (UL) e no dia primeiro de março participou do evento chamado Interpelando Bolonha e a Pedagogia na UL.

O objetivo foi discutir avanços, possibilidades, limites e dificuldades da Universidade de Lisboa em relação à sua organização a partir da Declaração de Bolonha. Durante os debates dos painéis temáticos, representantes (alunos e professores) das diversas unidades acadêmicas da UL expuseram ações que vêm desenvolvendo e dificuldades que encontram para cumprir o acordo firmado pela Declaração de Bolonha.

A Declaração de Bolonha é um documento assinado por ministros daeducação de 29 países europeus, em 29 de junho de 1999, em Bolonha na Itália. Com a assinatura esses países acordaram que até 2010, seria possívelt ornar o ensino superior europeu um espaço que promova a coesão europeia através do conhecimento, da mobilidade e empregabilidade dos seus diplomados.

Uma das principais mudanças propostas e discutidas pelo acordo é de foi reestruturar o ensino superior em 3 ciclos, sendo o 1º agraduação em 3 anos; o 2º, mestrado em 2 anose o 3º,doutorado de 3 a 4 anos.

Para a professora Kelen dos Santos Junges, a participação no evento oportuniza o contato com profissionais da educação, instituições e ainda debater sobre o modelo de ensino superior brasileiro. “Algumas das dificuldades enfrentadas por alunos e professores da Europa são semelhantes aos problemas enfrentados por inúmeras instituições brasileiras. Mas existem ações inovadoras sendo implementadas com as quais podemos aprender. A experiência no Programa Intercalar de Doutoramento está sendo muito rica neste sentido”, finaliza Kelen.